terça-feira, 26 de junho de 2012

Inimigo em Casa: FBI investiga 100 militares americanos

-

A estação de rádio NPR (National Public Radio) disse que o FBI está investigando 100 militares americanos suspeitos de ter simpatias pelo Islã e possivelmente se transformarem em terroristas dentro das forças armadas dos Estados Unidos.

Desde 2009, quando o major Nidal Hasan (filho de pais palestinos mas nascido nos Estados Unidos, foto acima) atacou uma base militar no Texas, Fort Hood, matando13 pessoas e ferindo 30, que os Estados Unidos estão mais alerta para encontrar inimigos no quintal de casa, dentro das próprias forças que são preparadas para defender o país. Hasan estava sendo acompanhado pleo FBI, pois havia expressado opiniões extremistas para seus superiores, e trocado emails com um imã radical, mas o FBI não conseguiu agir prematuriamente.

O FBI normalmente divide as investigações em três categorias: avaliação,  nvestigações preliminares, e, em seguida, investigações completas, em que os agentes têm provas suficientes para justificar o uso de todos os instrumentos de investigação à sua disposição. Em dezembro passado, havia uma dúzia de casos nesta última categoria. 

Os oficiais salientam que o FBI e o Departamento de Defesa rastream todos os tipos de extremismo dentro da comunidade militar,
não apenas os extremistas islâmicos, como supremacistas brancos, neo-nazistas, etc. 
É considerado que desde 2001, os agentes de segurança frustraram ​mais de 30 ataques contra alvos militares dentro dos Estados Unidos. 

No mês passado, um soldado desertor muçulmano chamado Naser Abdo foi condenado por conspirar para atacar Fort Hood. Os policiais encontraram componentes de um dispositivo explosivo no quarto do hotel de Abdo não muito longe da base. Abdo disse que sua fé islâmica foi parte da razão para o ataque que planejou.

Autoridades dizem que para muitos aspirantes a jihadistas violentos uma base militar é vista como um alvo  justo para um ataque.A narrativa da  Al-Qaeda gira em torno da idéia de que a América está em guerra com o Islã em todo o mundo, e a percepção é de que os militares dos EUA estão na vanguarda da batalha. Um militar tem acesso a táticas de guerra e a armas de todo tipo de calibre, apenas um pode causar um enorme número de mortes.


O Islã é uma ideologia, que pode dominar a  mente de qualquer um, não importa a nacionalidade, então, a guerra contra o terror é a mais complexa da história da humanidade, o inimigo pode dormir até na cadeira do presidente da república.


(Agradeço a notícia do NPR ao site Jihad Watch)

Nenhum comentário: