sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os Auschwitz da Coréia do Norte: A Vida de Shin

-

Hoje, o site American Thinker trata de um importante tema: os campos de concentração que torturam e matam na Coréia do Norte. O site relata a vida de Shin Dong Hyuk (foto acima), a única pessoa que conseguiu escapar de campo de concentração norte-coreano. Hoje, Shin é um ativista em defesa dos direitos humanos.

O texto mostra a vida extremamente difícil que Shin teve, chegando a provocar a morte da própria mãe, e como ele enfrenta com dificulade o relacionamento com as pessoas fora do campo.

Vou traduzir algumas partes do artigo de Janet Levy do American Thinker em azul.

Imagens de satélites e relatos de testemunhas denunciam que há cerca de 200 mil pessoas presas escravuzdas nos campos de contração norte-coreanos. 

Shin já nasceu no campo de concentração, filho de presos políticos. Ele não conheceu o mundo, fora do campo 14 onde nasceu, até fugir. Ele presenciou torturas, mortes  e muita fome no Campo 14. 

O Campo 14 é enorme, do tamanho de Los Angeles, e prisioneiros trabalham durante 15 horas/dia, dormem em trapos imundos, e não têm acesso a sabão ou papel higiênico. Higiene dental e banho são inexistentes. Shin dormia sobre um piso de concreto, tinha acesso à electricidade duas horas por dia, e competia por comida com outros prisioneiros, incluindo até mesmo sua própria mãe.

Shin nasceu em um ambiente sem qualquer cuidado, rodeado por uma cerca elétrica e patrulhas. Os laços familiares são inexistentes, como é qualquer conceito de Deus. Os casamentos são arranjados como recompensa para o trabalho duro. Quando Shin tinha seis anos, um professor descobriu alguns grãos de milho no bolso de um colega e começou a espancá-la até a morte na frente da classe. Shin se lembra de pensar que a punição foi justificada e não abrigar maus sentimentos para com o professor. Na época, ele não tinha nenhum conhecimento ou experiência com as emoções humanas básicas de simpatia e de tristeza.

Quando ele tinha 13 anos, Shin informou os guardas do campo de uma conversa que ouviu entre sua mãe e o irmão mais velho. Eles estavam conspirando para fugir, e Shin esperava para ganhar o favor e comida extra, revelando seus planos. Ele foi forçado a testemunhar a sua execução e suportou dias de tortura em que ele foi suspenso por um fogo de carvão para extrair uma confissão sobre qualquer papel que desempenhou no plano de fuga. Hoje, ele carrega o fardo da culpa pela morte de seus familiares.

Dois fatos impulsionaram o desejo de fuga em Shin. Depois de sua tortura por parte dos guardas, um antigo prisioneiro, a quem Shin chamava de "tio", limpou as feridas e cuidou dele. Shin nunca tinha confiado em ninguém antes, nem conhecia sentimentos de ternura em relação a outro ser humano. Do "Tio", Shin aprendeu sobre os alimentos que ele nunca havia provado, como frango, carne bovina, suína e, que se tornou um motivador chave para sua fuga ousada. 
O segundo fato conhecer uma prisioneiro que havia freqüentado a escola na Europa e vivido na China. Park Yong Chul foi a primeira pessoa a falar a Shin sobre a capital da Coréia do Norte, Pyongyang, sobre tudo o que estava faltando. Ele aprendeu sobre a vida fora do acampamento 14 e fora da Coreia do Norte. De Park, Shin aprendeu sobre a China, Coréia do Sul, e os conceitos de televisão, dinheiro, computadores e telefones celulares. Particularmente atraente para ele eram as descrições de comida e comer. Ele tornou-se intoxicado com a idéia de comer a vontade e começou a fantasiar a fuga. 

O relacionamento com Park transformou sua maneira de se relacionar com as pessoas. Ele e Park planejaram uma fuga juntos em 2005, infelizmente, Park morreu na cerca elétrica de alta tensão. Mas Shin escapou e fez o seu caminho para a China um mês depois, apesar de não conhecer ninguém fora do acampamento e não ter nenhum plano de sobrevivência. Dois anos mais tarde, Shin chegou na Coréia do Sul. Quatro anos depois, ele estava vivendo no sul da Califórnia e trabalhando como um embaixador para um grupo americano de direitos humanos que defende para o povo da Coréia do Norte.

Mas a prisão Shin não terminou com sua fuga. Ele foi atormentado por suas experiências dentro do acampamento 14 e tinha dificuldade em confiar nas pessoas e formar relacionamentos significativos. Ele foi devastado pela culpa do sobrevivente e profunda vergonha para informar sobre sua mãe e irmão.

Shin teve de aprender a absorver a vida no mundo exterior, antes que ele era capaz de entender e articular o que ele tinha experimentado e colocá-lo em um contexto que fazia sentido. Sua adaptação foi difícil. Ele estava cheio de auto-aversão e descreveu o processo de adaptação à sua nova vida como "evoluindo de ser um animal."
Ele tinha dificuldade de desfrutar sua vida em liberdade enquanto imaginando as pessoas que ele deixou para trás que ainda estavam sofrendo nos campos de prisioneiros.



Nenhum comentário: