sábado, 16 de junho de 2012

Por Que Alguém Desiste de Sexo, Família, Filhos para ser Freira?

-


Anastasia Kenney abre seu coração e até sua intimidade para responder às perguntas que você gostaria de fazer a uma freira. Perguntas do tipo:

1) Então você nunca vai fazer sexo?
2) Você não é triste por não constituir família?
3) Você desistiu de sentir o que é grávida e ter um filho?
4) Você odeia sexo? É frígida?
5) Você não tem fantasias sexuais?
6) Qual é a parte mais difícil do celibato?

Anastasia está em processo para se tornar freira, e responde com sinceridade e abertamente sobre todas as perguntas. Vou traduzir algumas partes do texto dela em azul.


Título do Texto: No Celibato: Jesus não é um prêmio de consolação
 
Na semana passada, tive o privilégio de estar presente no casamento de dois amigos maravilhosos. Há uma responsabilidade inerente em participar em um casamento e testemunhar duas pessoas fazem votos de casamento um para o outro. Enquanto eu estava lá, eu refleti sobre a minha responsabilidade como amiga deles ... para apoiá-los em seus recém-votos a vida um ao outro; pela minha oração, na escuta, e para ajudar a certificar-se que continuam a olhar um para o outro em seus momentos difíceis. Minha amizade com eles assumiu um novo elemento, como eu fiz o compromisso de apoiá-los não mais como pessoas individuais em minha vida, mas como dois que se tornaram um.

Meu caminho vocacional não é o que meus amigos vão andar. Jesus chamou-me a tornar-se um religiosa e dar-me completamente a Ele ... em mente, corpo, alma. Minha vocação será amar ... a amar a todos ... como uma irmã, como mãe espiritual, e como uma amiga espiritual. Eu receba muitos questionamentos sobre esta escolha, e eu estou sempre feliz em responder a perguntas sobre a chamada que recebi do Senhor e como eu espero vivê-la.

No entanto, o que me perguntam mais sobre a minha escolha é sobre celibato. Quando as pessoas têm absorvido um par de bebidas alcoólicas, elas me perguntam as coisas sobre o celibato que eles realmente querem saber (mas estes são muitas vezes as perguntas que eles têm vergonha de perguntar quando estão sóbrios). A experiência masculina do celibato e das suas lutas e sacrifícios é escrito  com bastante frequência, mas eu não acho que eu tenho lido muito sobre as experiências de outras mulheres na escolha do celibato e os estágios que progridem.

Parece apropriado escrever e responder a algumas das perguntas que tantas pessoas parecem ter sobre a minha escolha do celibato como uma mulher, para esclarecer mal-entendidos, e para dar um relato autêntico do que a minha experiência tem sido assim até agora, e onde eu espero que ainda me levar.

Então, você nunca vai, uh, você sabe ... para sempre?


Realmente, as pessoas falam-me assim...timidamente

Aqui está a resposta: para o resto da minha vida, eu nunca vou romanticamente beijar / ter um encontro, enroscar-se em um sofá com um homem. Eu não vou participar de nenhuma atividade sexual. Eu não vou fazer sexo. Virgens consagradas, religiosas, e Freiras optam por abster-se de tais comportamentos e ações. Este é o compromisso físico e sacrifício na escolha do celibato, mas o celibato vai tão longe além do foco na genitália. Para desenvolver um coração maduro celibatário, é outra questão inteiramente diferente, e vou explicar mais sobre isso em breve.
 

O celibato é um dos dons  espirituais. No entanto, nem todos os celibatários têm isso como uma de suas principais dons. Não é um dos meus dons principais, e é uma parte da minha vocação, que eu tive que amadurecer e crescer.

Você não está triste que você não vai ter uma família, foi difícil fazer essa escolha? 

Quando eu firmemente fiz a escolha de entregar minha vida a Jesus no amor celibatário, era um sacrifício doloroso! Por cerca de cinco meses eu chorava as idéias que tive para o que eu pensei como minha vida seria e como ele iria se desenrolar. Quando eu tinha seis anos, eu disse à minha mãe que queria ser freira, mas se perdeu na confusão de algumas décadas. Foi difícil para me acostumar à idéia de que eu nunca iria ter filhos biológicos ou saber o que seria estar grávida ou dar à luz. Este elemento de feminilidade continuaria a ser um mistério para mim. 

 Chorei muito durante esse período de tempo e eu acho que eu tive um ou dois dias que chorei realmente feio, chorando horas.No meio de um festival de lágrimas com uma amiga próximo, ela gentilmente me perguntou: 'por que você escolhe isto Anastasia? "Porque eu amo Jesus mais do que qualquer outra coisa no mundo inteiro, e eu só quero que Ele! ', Eu disse chorando. Quando eu disse isso, alguma coisa mudou em minha alma. Simultaneamente, a minha amiga sorriu e acenou com a cabeça   "então o ame. Escolha a dar isso para ele. " Depois daquele dia, minha visão era diferente. Eu deixo de lado o que eu pensei que me faria feliz e trazer a minha salvação, e eu coloquei a minha confiança e fé em Jesus; na crença de que Ele sabia o que era certo para mim. Então, minha vida de oração começou a mudar de forma positiva. 

Você é tão incrível com as crianças, como você pode não querer ser mãe? 

Este pergunta ocorre muitas vezes. Eu amo crianças e gastei toda minha vida adulta a trabalhar com elas, cuidando delas. Eu quero ser mãe, e eu fui uma mãe-só de uma maneira diferente do que eu imaginava. Os milhares de crianças já trabalhei com que têm sido negligenciados, maltratados, feridos pelo mundo, com raiva, fúria e encontraram um lar no meu coração. Minha jornada como mãe espiritual começou antes que eu pudesse nomeá-la como tal. É raro uma semana para eu andar ao redor da minha cidade sem ver uma das crianças que eu ensinei, ou de acordar todas as manhãs por alguns meses, enquanto elas estavam no hospital comigo, ou a tinham sob custódia quando eram pupilas do Estado, enquanto eu ajudei a fazer planos para suas vidas. Meu coração vai sempre pertencer especialmente às crianças.


Você odeia o sexo? Não é o celibato uma desculpa para as mulheres escaparem se forem frígida ou odeiam os homens? Você apenas mata a sua sexualidade e se torna assexuada? 

(Este seria o ponto onde a pessoa bebeu o suficente para tomar coragem de perguntar isso) 

Eu certamente não odeio o sexo ou penso que fazer amor é sujo. É belo e surpreendente, e um presente profundo de Deus. Eu acredito e seguir os ensinamentos da Igreja Católica, que o lugar próprio para a união sexual é íntima em um casamento, entre homem e mulher que são marido e mulher. 

Nosso desejo sexual é uma das nossas unidades mais básicas e é incrivelmente poderoso. Nós não podemos "matar" a nossa sexualidade ou tornar-se assexuada. Podemos, no entanto, ser destrutivos com a nossa sexualidade, tentar reprimi-lo demais, ou negá-lo afeta-nos. Se isso ocorrer, muitas vezes, ele irá se manifestar de maneiras muito pouco saudáveis.  

Existem algumas pessoas que entram na vida religiosa na esperança de escapar de problemas sexuais ou que têm problemas graves de desejos sexuais. Cura subseqüente precisa acontecer para que alguém com uma sexualidade muito imatura, ou questões não resolvidas. 

Aqueles de nós que escolhem este caminho precisa aprender a canalizar a nossa energia sexual em novas formas e maneiras que são orientadas para Deus. Há coisas muito práticas que devem ser uma parte da vida de alguém exercício, alguma boa labuta cansativa, e saudável, feliz e dando vida amizades. Um animal de estimação é frequentemente bom ter (especialmente um golden retriever chamado Henry!) Para mostrar afeto e cuidado. 

A prática da castidade é muito ligada ao celibato saudável, mas também está ligado à vida de cada cristão com dignidade.

Você já teve fantasias sexuais, sonhos sexuais, se apaixonou? 

Eu quase não incluir este grupo de perguntas, porque eles são tão íntimas e, geralmente, intensamente privadas. No entanto, é claro ... na nossa sociedade muito sexualizada, essas eram as questões mais prementes para mim.

Alguns anos atrás era fácil para mim a olhar para um homem e achar que ele era lindo e muito bonito, mas isso acabou. Minha atração por homens começam com inteligência e bondade, não com os bíceps. 

A idéia de ter uma noite só com alguém sempre me foi ruim, porque ele está usando uma outra pessoa para a emoção barata de poucas horas de pura energia sexual descontrolada. O momento mais íntimo você pode ter com outra pessoa é transformada em deixar um estranho entrar dentro do seu corpo. Dando um estranho homem a chance de criar vida em vós, compartilhando uma união que é muito sagrada. 

Alguns dias do mês uma mulher é biologicamente programada para ser mais desejosa e propensa a impulsos sexuais como seus hormônios estão muito ativos. Uma mulher que escolher o celibato deve estar ciente de quando esse período é para ela durante o mês, de modo que ela possa estar atenta e orando durante esses dias se há algumas tentações irresistíveis sexuais. 

Algumas mulheres têm impulsos sexuais intensamente fortes e têm um tempo muito difícil com a luxúria e precisam fazer um monte de trabalho de dominar e disciplinar-se e crescer na castidade, se eles são chamados ao celibato para o Reino de Deus. 

Houve um ano bizarro em que eu fiz luta com um desejo específico. Não era para uma pessoa, mas toda vez que eu vi bombeiros vestindo calça de bombeiros e suspensórios, senti-me instantaneamente primal. Isso é constrangedor para escrever, mas eu acho que é importante ser honesto que havia algumas lutas reais para desenvolver em um celibato maduro. Foi terrível e eu estava mortificada.  

A parte importante é sempre convidar o Espírito Santo em qualquer tentação antes de entreter em pensamentos que você não deve se envolver. A resposta quanto à possibilidade ou não tenho fantasias sexuais, é 'não'. É 'não', porque eu sou muito cuidadosa para me certificar de que não me colocar nessa situação mentalmente. Quando eu percebi que não iria se casar com um homem na Terra, e fui chamada para um tipo diferente de amor ... minha atenção para a castidade, e onde deixei minha mente e imaginação mudou. Se algo como isso mesmo começa a tomar a menor raiz, eu chamo a Mãe de Deus à mente, ou Madre Teresa. Que rapidamente me redireciona para a oração e a autenticidade da minha chamada. Nem sempre podemos controlar o que aparece em nossas cabeças, mas podemos controlar se vamos ou não entretê-lo.
 
Sonhos sexuais acontecem com a maioria das pessoas em algum momento de suas vidas. Eles podem ser muito frustrante por causa da reação física do corpo, por causa de quem esteja neles, e porque podem causar um sentimento de "ter pecado", embora nenhum pecado foi cometido. Vários dos meus amigos celibatários passam por uma fase difícil nos primeiros anos de sua formação. Se um sonho sexualmente carregado ocorre, não seja excessivamente escrupuloso. Ofereça-lo de volta para o Senhor e pedir a Ele por Sua intercessão para continuar a movê-lo para a pureza do coração e da mente. Inscrever-se na A Confraria Guerra Angélica é um excelente recurso para crescer na castidade e pureza desejado. 
 
É importante para proteger os seus sentidos e também para estar atento ao que você está ouvindo musicalmente, o que você está lendo, que tipo de filmes que você está assistindo ... aprender o que você pode enfrentar, e que é um desafio à castidade para você.  

Sobre ter uma vontade tremenda..Um dos meus queridos amigos uma vez tocou Beatles (minha banda favorita) na minha frente em sua guitarra. Depois que eu derreti como um tanque de manteiga, eu disse que ele nunca mais fizesse isso novamente ". :) Nós temos uma amizade em que tenho a liberdade de brincar com ele e, simultaneamente, transmitir um pedido muito sério. O ponto é, não propositadamente colocar-se em uma ocasião de pecado. Você deve disciplinar-se para ser vigilante nesta área.

Além disso, se você cair ... levante-se! Não fique preso em um atoleiro de vergonha e culpa! Vá para a confissão. Peça ao Senhor para fortalecê-lo com a sua graça. Mudar o comportamento que o levou ao pecado. Vai-te a um diretor espiritual para, em seguida, discernir e aprender. 

Apaixonar-se ... até agora o meu recorde é de cerca de uma vez por década para ficar realmente fora de meus pés, de cinco em cinco anos eu encontro alguém "incrivelmente interessante". Para ser perfeitamente honesta, eu não tenho qualquer desejo de cair no amor romântico com alguém novamente. Pode ser irrealista acho que eu vou o resto da minha vida sem cair no amor, mas parece que seria apenas incrivelmente doloroso desejar alguém de uma forma que nunca pode ter qualquer tipo de consumação. Encontrar certos homens surpreendentes e admiráveis, sem qualquer desejo de apego ou de exclusividade é o meu objetivo. 

Qual é a parte mais difícil de ser celibatário? 

Para mim, uma das coisas realmente difíceis é não ter convívio com outras mulheres celibatárias para falar sobre esta formação e jornada.  

Vários dos meus amigos padres foram os que me ensinaram sobre os aspectos pragmáticos e prática do celibato e maneiras de crescer nele. Sou grato por toda a bondade e seu atendimento fraterno, mas ainda acho que a compreensão feminina será algo que eu possa aprender mais sobre com outras mulheres celibatários. 

Não é o celibato realmente solitário? Por que você escolheu isso para você? 

Oh esta escolha é dolorosamente solitária, mas não da maneira que você pode imaginar. Eu quero com a totalidade de mim mesma, ver Deus. O amor que tenho por Deus parece tão insaciável e quando estou no fundo de oração e solidão, eu sou estampada com o amor divino de uma forma que não posso transmitir adequadamente. Às vezes, eu sinto que há duas partes muito distintas da minha vida, as interações externas com os outros e de vida diária e, em seguida o retrocesso para a célula do meu coração e no silêncio do meu quarto ou oração diante do Santíssimo Sacramento, onde eu gasto minhas horas mais felizes com Deus. Eu estou no amor com Jesus. Alguns dias depois de eu receber a Eucaristia, eu quase tremo com a magnificência da dádiva que Ele nos dá, de si mesmo. 

Tornar-se um santo não é uma idéia que eu só acredito no que outras pessoas fazem, é o que eu quero lutar pela minha vida ... para agradar a Deus mais perfeitamente possível e tornar-se uma mulher santa e profundamente virtuosa. Parece irônico, tendo já escrito um blog inteiro sobre mim ... para dizer que eu quero tornar-se pouco e deixe Jesus aumentar em mim.  

Minha alma foi criada para o romance grandioso de Deus. Meu coração foi feito para servir a humanidade como um servo, à imitação do que eu amo. Jesus não é um prêmio de consolação que eu escolhi, porque eu não queria, ou não podia se casar ou ter uma família. Ele não é uma fuga do caos do mundo. Ele é puro amor que vale a pena se sacrificar, vale a pena colocar de lado os meus próprios planos pequenos para confiar em Seu plano para mim, em sua chamada para que eu seja sua serva, seu amiga, sua filha, e noiva. 

Eu escolhi esse caminho, porque Jesus me sussurrou ao meu coração, porque Ele me escolheu primeiro. Seu amor cortejou meu coração e no final, não havia mais nada para me dizer ou fazer, mas a ecoar fiat de Maria, 'Sim, Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra ... "



(Agradeço o texto de Anastasia ao site New Advent)

2 comentários:

Unknown disse...

Grande artigo. Vou colocá-lo no meu blogue de apologética. Citando a correspondente fonte, como é óbvio.

Um abraço.

Pedro Erik Carneiro disse...

Ok, Firehead.

Muito Obrigado.

Como eu comentei no blog da Anastasia, é preciso disponibilizar o texto dela para o mundo, na esperança que ajude a outras pessoas.

Abraço,
Pedro Erik