terça-feira, 20 de agosto de 2013

G.K.Chesterton: Um Vídeo Raro, uma Biblioteca só para Ele e Livros sobre sua Santidade


No início da década de 30, Chesterton viajou para os Estados Unidos, e no dia 1 de maio de 1931 recebeu a medalha Holy Cross (Cruz Sagrada) dos Cruzados do Worcester College em Massachusetts . Aqui vai o vídeo da cerimômia.

Logo no início, ele brinca: "Eu não sou tanto um cruzado, mas pelo menos não sou islâmico".


Em um excelente texto, Stratford Caldecott, discute a santidade Chesterton, indica livros sobre este assunto e dá uma notícia fantástica: "O arquivo dos livros e objetos de Chesterton compilados por Aidan Mackey durante anos encontrou uma nova casa - a nova biblioteca do Oratório de Oxford (Reino Unido), junto com o arquivo do cardeal Newman. Os padres do OratóriO estão coletando doações para construir prateleiras e estabelecer um centro de estudos"

Aqui vai o endereço do Oratório:

Oxford Oratory
25 Woodstock Road
Oxford OX2 6HA

Acessei o site da Bilblioteca G.K Chesterton para colaborar! Vou mandar um email para lá, perguntando como podemos ajudar, pois no site não vi a possibilidade de transferência por cartão de crédito. Depois, informo a vocês.

Como eu falei, Caldecott, ofereceu sugestão de dois livros sobre a santidade de Chesterton. Um é do Dr. William Oddie e se chama The Holiness of G.K.Chesterton e o outro é do Padre Robert Wild e se chama The Tumbler of God: Chesterton as Mystic.



Que Deus abençoe para que Chesterton se torne santo da Igreja Católica.

2 comentários:

Nik disse...

Pedro, sempre vindo com boas notícias.
Outro dia trocamos umas linhas aqui, você e eu, sobre a beatificação dele, tenho pensado se Chesterton é o santo para a Igreja de hoje. Quais suas virtudes? Sabedoria, Fortaleza. Qual seu credo: a Ortodoxia. Do abismo de minha ignorância, vi lá no alto a história de nossa Mãe a Igreja passando e GKC um pouco atrás, quando essas virtudes ainda tinham seu verdadeiro e reto significado. Todavia e ao mesmo tempo, me ocorreu que Deus que nos permite essa época tão moderna, talvez se valha dele, Chesterton, para resgatar em nossos corações as virtudes e a atitude necessárias. Como ele mesmo escreveu, cada época é convertida pelo Santo que é seu oposto. O homem era realmente bom nas análises e - quiçá, profecias.

O Padre Paulo Ricardo deu essa notícia hoje - que aliás li aqui em primeira mão sobre a intenção de se buscar a beatificação de CHE. Talvez só por isso já nos seja permitido esperança. Certamente que podemos esperar daí resultados. Mais leitores, mais citações, mais debates, mais tudo. Como o próprio CHE (adoro a brincadeira e apelido, desculpe) também disse, homem algum jamais viu uma revolução. O vento não vemos, apenas as folhas das árvores se agitando. Como agora.

Pax!

Nik.

Pedro Erik Carneiro disse...

Grande Nik,

Que legal saber que Padre Paulo comentou o processo de santificação de Chesterton.

Quanto ao CHE, não se preocupe, eu tenho uma camisa justamente com o nome CHE, para Chesterton.

Acho que você pode comprá-la no site da Sociedade Chesterton Brasil. Ou digite CHE Chesterton t-shirt no google e encontrará.

Abraço,
Pedro Erik