quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Uma frase sobre a "Intolerância" da Igreja.


O padre dominicano Reginald Garrigou-Lagrange é considerado o maior gênio sobre a teologia e a doutrina de São Tomás do século XX.

João Paulo II foi seu aluno.

Certa vez ele disse a São João Paulo II:

"The Church is intolerant in principle because she believes; she is tolerant in practice because she loves. The enemies of the Church are tolerant in principle because they do not believe; they are intolerant in practice because they do not love".

Traduzindo:

"A Igreja é intolerante nos princípios porque tem fé; e é tolerante na prática porque ama. Os inimigos da Igreja são tolerantes em princípios porque não têm fé; e são intolerantes na prática porque eles não amam".

Talvez falte acrescentar que como a Igreja tem fé a sua tolerância na prática é para levar as pessoas aos princípios da fé. Isto é , pegar a ovelha desgarrada e trazer de volta ao rebanho .

Enquanto a tolerância dos inimigos da Igreja não leva a lugar nenhum, deixa na perdição.

Peguei essa frase no excelente artigo do padre Georges Rutler sobre terrorismo.



4 comentários:

Adilson disse...

Olá, meu nobre!

Magnifica postagem! Magnifico homem! Magnifico sábio. Ah, Meu Deus! Quando o Vaticano vai despertar??? Enquanto isso, nossos irmãos e irmãs estão sendo dizimados lá no Oriente exatamente por aqueles que o Vaticano em amizade com o mundo insiste em chamar pacíficos e de vítimas! Meu Deus! No oriente a Igreja está sangrando como nos fala essa brava missionária https://www.youtube.com/watch?v=HFArFx4za0k

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, meu amigo.
Grande abraço,
Pedro

Lura do Grilo disse...

Excelente! Soa a Chesterton mas não é

Vic disse...

Os verdadeiros intolerantes, discriminadores e truculentos que são os ideologistas, de cunho marxistas, que têm o odio como base de sua doutrina, portanto explicam-se as radicais diferenças e incompatibilidades entre as doutrinas cristã e niilistas ideológicas!
Assim sendo, como são material-ateístas, animalizaram-se e seguem exatamente nos conceitos do grande luminar da fé, Pe Lagrange.