sexta-feira, 6 de março de 2020

Coronapânico e o Globalismo


China espalhou o coronavírus pelo mundo. O mercado financeiro global está um caos pelo o que se chama "coronapanic". Ninguém se entende, não se sabe se é para baixar os juros ou se vem inflação. No Brasil, uma nova queda dos juros pode significar a destruição do mercado financeiro, pois muitos títulos perderiam valor real.

Não se sabe como a China criou este vírus. Foi a sopa de morcego que eles comem por lá? Foram os pratos de cobra, ratos ou cachorros? Foi criado em laboratório de guerra da China (para guerra bacteriológica), pois a região que é o foco seminal é também a região dos laboratórios?

Também não se conhece quão letal é o vírus? Há uma verdadeira loucura na internet. Gente diz que é só gripe, algumas pessoas que burramente pensa como economista (ou de forma materialista) dizem que a China fez de propósito para destruir a economia americana (não tem nenhuma lógica econômica, mas tem gente que diz), tem gente que compara com as mortes da AIDS (a AIDS mata mais de 700 mil pessoas por ano no mundo), etc...

O que se sabe é que a China tem proibido milhões e milhões de pessoas de trabalharem e até de saírem de casa.

Em suma, se ela fez o problema, não está sabendo resolver, a economia deles está sendo destruída.

Além disso, o globalismo tão elogiado servem de gigantesco fortificante para o coronavirus:

- Imigração em massa (dizem que na Itália o primeiro caso foi de um paquistanês que se recusou a seguir o isolamento. A Turquia está abrindo as portas de imigrantes para invadir a Europa justamente agora durante o coronapânico);
- aceitação do comunismo e do capitalismo selvagem chinês;
- fácil acesso de comunicação;
- fácil acesso de transporte;
- produção em cadeias globais;
- capacidade de produção global de armas bacteriológicas por cientistas formados no ocidente,...

...tudo serve de alimento para o coronapanic.

Ontem, eu li um excelente artigo do historiador Victor Davis Hanson, que mostra como está o tão elogiado globalismo diante da destruição de vidas e de finanças que um vírus da China tem provocado.

Recomendo a leitura, cliquem aqui.



4 comentários:

Unknown disse...

Será que o Brasil perdeu com toda essa irresponsabilidade da China [suspeito de que eles foram ativos nisso] vai prejudicar o Brasil, pois Bolsonaro havia feito uns acordos com os vermelhinhos???

Isac disse...

QUEM SABE SE SERIA PARA NÃO DIZIMAR A "MÃES TERRA E NATUREZA"
E PARA DESPOPULACIONAR O MUNDO?

Anônimo disse...

Bom dia. Como estudante de graduação em Relações Internacionais, o que conheço sobre economia e finanças não foi moldado pelas grandes teorias. Acho que o que mais me gera desconfiança quanto aos prospectos de economistas, sejam keynesianos, liberais ou qualquer outra escola que mescle os princípios, é a mentalidade do caeteres paribus e a ideia que planejadores centrais podem de fato regular a economia. A primeira deixa os acadêmicos reféns da econometria e acham que poderão encontrar a solução de grandes problemas em equações e descartam a política. A segunda é justamente o oposto, onde se imagina um comitê soviético que ao controlar taxa de juros, de câmbio, oferta de moeda etc. levará uma nação à se tornar um reflexo do Éden no tempo. Os que advogam o globalismo parecem ter em suas almas a união das duas características que disse acima, somado ao velho desejo de governar de maneira Imperial. E quando os problemas dessa agenda começam a surgir, a falta da fé no Deus verdadeiro (que trás consigo a confiança e coragem em tempos difíceis) e a ganância e estupidez dos especuladores e políticos trazem a volatilidade das bolsas e a ação errônea dos Bancos Centrais. Quanto à China, vejo o país como uma mistura de keynesianismo e espionagem industrial a serviço de seu maior objetivo: salvar o regime da queda. E quanto aos golbalistas, para mim, não passam de discípulos de Simão Mago e quando este último se confrontou com São Pedro, sua mágica foi debelada pelo Apóstolo, que tinha em si o Paráclito, o verdadeiro poder. Como ele caiu, também os golbalistas apátridas e todos os inimigos de Cristo cairão e ficarão debaixo de Seus pés.

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, meu caro(a) Anônimo(a).

Abraço,
Pedro Erik