sábado, 28 de março de 2020

Países em Lockdown. Que Tipo de Lockdown?


Este mapa acima é de 3 dias atrás e tenta mostrar os países em lockdown, no mundo. Tem como fonte o Daily Mail. Nele vemos que:

  1. O Brasil não está em lockdown, mas eu que moro em Brasília, estou sim em lockdown há mais de uma semana, e muitos outros estados brasileiros estão. 
  2. A China nunca deixou o país inteiro em lockdown, ao contrário do que mostra o mapa. O país deixou a província Wuhan três semanas em lockdown, mas já amenizou as restrições desde meados deste mês.
  3. A Europa praticamente está toda em lockdown no mapa, com exceção de Hungria, Bulgária e Eslováquia, mas também são muito diferentes as medidas de lockdown. 
  4. Para os Estados Unidos, o mapa mostra que apenas alguns estados da federação estão em lockdown.
  5. Na América Latina, além do Brasil, como país importante, o México não estaria em lockdown. Temos então um país liderado supostamente por um líder conservador e outro país liderado por um líder de esquerda resistindo ao lockdown.
  6. A Rússia não está em lockdown, mas fechou fronteiras com a China.
  7. Japão não está em lockdown, mas fechou as escolas.

O problema começa justamente pela definição de lockdown. O termo lockdown não é um termo técnico, como disse o site Business Insider. Lockdown é apenas fechar as fronteiras? É fechar as fronteiras e praticar isolamento social fechando a imensa maioria dos estabelecimentos comerciais e industriais?


Diferente medidas de lockdown, implicam diferentes impactos econômicos do vírus chinês. Nos Estados Unidos, a maioria dos estados ainda não está em lockdown. Não sei como se resolve isso economicamente no futuro, pois o mundo esta muito globalizado, as economias dependem das outras.

O site Atlantic acusou Bolsonaro de ser o líder mundial contra o lockdown no mundo. Mas temos outros países que ainda não apoiam o lockdown nem totalmente, nem parcialmente.

Até o momento, calcula-se quase 28 mil mortes no mundo entre mais de 500 mil infectados pelo vírus chinês.

O que fazer? Parece-me que a melhor medida é lockdown total rápido por três ou quatro semanas e depois amenizar aos poucos os procedimentos, pois continuar o lockdown total pode sufocar o país e trazer insolúveis problemas sociais.



2 comentários:

Wadson disse...

Locdown rápido 4 semanas! longo locdown. Creio que o povo não aguenta tanto. O dr .Anthony Wong que estuda os coronavírus desde 1985 afirma que a quarentena pode hoje ser pior que efeitos sociais, o vírus é mais ativo no clima frio, se achatamos a curva como dizem, poderemos esticar a transmissão para os meses de junho, julho onde é mais frio e a atividade do vírus será mais intensa, se as pessoas estivessem sendo hoje contaminadas pelo vírus poderia em meados de abril ou seu final enfraquecer a atividade do vírus no inverno, haveria menos casos de coronavírus devido a imunização por contágio. Segundo ele o vírus permanecerá por 12 semanas como qualquer vírus de gripe, com isolamento ou não Ele afirma que na Itália, Alemanha,Espanha em um dó dia houve mais casos de uma semana em nosso país, devido ao clima frio ainda corrente na Europa. Sei lá negócio complicado. Abraço Pedro.

Adilson disse...

Eu soube que em alguns estados do Nordeste estão havendo saques e arrastões e são lugares onde não quase nenhuma vitima. Inclusive, até a polícia militar (coisa que deveria ser extinta, pois pode ser usada por governos socialistas) está usada para intimidar e obrigar comérciantes a ficharem as portas. A polícia, porém, não prende os criminosos dos arrastões e saques. Não sei, mas creio que governadores de UFs vão se aproveitar de tudo isso: não podia ser diferente, claro, pois são notoriamente vigaristas. São a expressão máxima da podridão moral do estado brasileiro.