A frase que dá título a este post é do grande Hilaire Belloc (foto abaixo). Ele estava falando que a decadência européia começou a partir da reforma protestante que iria destruir a fé cristã na Europa. Hilaire Belloc foi um escritor profícuo, reconhecido, definiu qual seria a teoria econômica da Igreja Católica (Distributivismo) e foi um grande amigo de Chesterton. Certa vez, ele quis ser parlamentar inglês. No seu primeiro discurso, desafiou os anglicanos e toda a história britânica contra o catolicismo, ao levar um rosário para o palanque. Chegou e disse: "Isto aqui é um rosário, sou Católico, se vocês não votarem em mim porque sou Católico, eu ficarei muito honrado em não receber seus votos".
Por que eu lembrei de Belloc?
Por causa de uma história que li ontem. Um eletricista, chamado Colin Atkinson, de 64 anos, que trabalha para uma empresa que recebe financiamento público na Ingalterra, chamada Wakefield and District Housing, foi chamado pela empresa porque ele usa uma pequena cruz no carro em que trabalha. A empresa declara que aceita que seus empregados usem burkas, mostre símbolos do hinduísmo e vistam camisas do Che Guevara, mas ao receber uma reclamação de que a cruz era ofensiva, chamou Colin e pediu que ele retirasse a cruz. Colin não aceitou e disse:
“I have worked in the coal mines and served in the Army in Northern Ireland and I have never suffered such stress...The treatment of Christians in this country is becoming diabolical. It is political correctness taken to the extreme".
(Eu trabalhei em minas de carvão e servi no exército da Irlanda do Norte, mas eu nunca sofri tanto estresse...O tratamento aos Cristãos neste país está se tornando diabólico. É o politicamente correto no seu extremo").
Colin disse também que não se importa em perder seu trabalho, mas não deixará de usar a cruz.
O genial Belloc está certo. A Europa é a fé cristã, e a fé cristã é a Europa, se Europa perde a fé, perde-se o que é a Europa. A luta de Colin é muito maior do que ele pensa. Que Deus o abençoe, Colin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário