quarta-feira, 13 de abril de 2011

Genética e Igreja Católica



Caros, li dois excelentes artigos de Rebecca Taylor, do site Mary Meets Dolly, sobre biotecnologia (uso de engenharia genética em seres humanos). Rebecca é especialista em biologia molecular e estuda os ensinamentos da Igreja Católica sobre o assunto.Ela escreveu esses dois artigos no site Creative Minority Report.

O objetivo dos artigos é clarear as definições da genética, mostrando a visão católica. Ela faz isso de forma magistral. Vou relatar aqui apenas de forma resumida as definições e as posições da Igreja. Mas, se conseguirem ler em inglês, recomendo fortemente que leiam os dois artigos dela. Para o primeiro clique aqui, e para o segundo, aqui.

São quatro definições:

1) Terapia Genética (gene therapy) - É a colocação de uma cópia de um gene normal nas células de um paciente com genes defeituosos para curar ou diminuir o avanço de uma doença. O gene adicionado irá produzir uma proteína que estava faltando nas células do paciente.A Igreja Católica aprova a terapia genética, pelo simples motivo que é usada para salvar vidas.

2) Melhoramento Genético (genetic enhancement) - É uso da genética para aprimorar pessoas normais. Isto é, a pessoa não está doente, ela quer apenas ser mais forte, mas inteligente, mais rápida, etc. Isso pode ser definido como doping genético. A Igreja é contra o melhoramento genético, pois considera que tende a reduzir o humano, ampliando certas características do homem, tornando-o outra coisa. O melhoramento destrói a identidade humana.

3) Modificação Somática  (somatic modification) - É o uso de células não reprodutivas, como células musculares, do coração, do cérebro, etc, exceto áquelas do óvulo ou do esperma. A Igreja aprova a modificação somática desde que seja usada para curar doentes.

4) Modificação do Embrião - (germ-line mofication) É o uso de células reprodutivas. A grande diferença com relação às células somáticas é que alterações nas células reprodutivas serão passadas para a próxima geração. Isto é, se altera-se as células reprodutivas de uma pessoa, aquela alteração continuará nos filhos, netos, etc. dessa pessoa. Em teoria, a Igreja Católica aprovaria o uso de modificação no embrião para curar doenças. Se a cura é boa em uma pessoa, melhor ainda se a cura é passada para as próximas gerações dessa pessoa. Mas a modificação do embrião é feita por manipulação em laboratório. A Igreja não aceita manipulação de células reprodutivas em laboratórios. Além disso, a Igreja não aceita a manipulação do embrião para fazer melhoramento genético (definição 2).

5) Riscos - Rebecca diz que atualmente a grande maioria da engenheira genética é feita com células somáticas. Mas se tem observado vários efeitos colaterais na biotecnologia, como o câncer e mesmo mortes. 

Rebecca conclui:

Widespread human genetic engineering is not yet a reality, but someday it will be. And it falls on us to make sure that it doesn't destroy our humanity. Luckily we have the teachings of the Church to guide us. (O uso amplo da engenharia genética humana ainda não é uma realidade, mas será um dia. E cabe a nós que isso não destrua a humanidade. Temos a sorte de termos os ensinamentos da Igreja Católica para nos guiar).

Achei muito instrutivo os textos. Aprendi bastante.

Nenhum comentário: