O Instituto Gallup fez uma pesquisa perguntando às pessoas o que explica o aquecimento global: ação humana, fatores naturais ou os dois. O resultado, no geral, mostra que o mundo não acredita muito na mudança climática como ação humana, enquanto 35% acha que é ação humana, 36% não tem certeza que ocorra aqeucimento global, 14% acha que são apenas causas naturais e 13% ambos. Gallup também fez divulgação por países. É bem interessante pois pode-se ter uma idéia de onde vem principalmente a crença no efeito antropogênico (ação do homem) no clima.
A pesquisa ouviu 111 países, e os números revelam bastante. Por exemplo, eu sempre achei que o país que mais forçava a mão para defender o efeito antropogênico era o Reino Unido. O país sempre esteve a frente das negociações propondo metas ambiciosas de redução de emissão. Supus que se tratava de apoio popular a isso, mas vejo que ou a população passou a não acreditar nisso ou muito era pensamento do governo Blair e Brown, sem base popular. Pois os resultados mostraram que a maioria da população acredita que são efeitos naturais (39%), contra 37% em efeito humano no clima. A Grécia e a Alemanha são os países europeus com populações mais crentes na ação humana.
Também não esperava o baixíssimo apoio da China, da Índia e da África do Sul (países dos BRICS junto com o Brasil) a idéia de efeito humano no clima, pois estes países tendem a receber recursos internacionais nas negociações sobre o clima. Na China apenas 31% da popualção acredita nisso, enquanto 35% acha que não existe aquecimento global. Na Índia apenas 18% crêem em mudança climática antropogênica. Na África do Sul é pior ainda, apenas 15%.
Além disso, os países pobres tendem a não acreditar na mudança climática antropogênica. O site Watts Up With That acha que a razão para isso é que mudança climática é uma coisa fabricada pela mídia e por governos, e eles não têm acessos a muita informação e têm pouca presença de governo. Apesar de grande dependência em relação aos frutos da natureza, a população desses países não relaciona aquecimento global com ação humana.
Por outro lado, fiquei surpreso com o alto índice de crença em mudança climática antropogência dos países (regiões) ricos da Ásia (Japão, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan). O que explica isso? Não consigo imaginar uma boa razão.
Eu já esperava um apoio grande da população brasileira. Aqui, no geral, não se discute o assunto com profundidade, ficamos apenas nos discursos do Greenpeace e do WWF, que dependem financeiramente da crença na ação humana sobre o clima. O Brasil é o sétimo país que mais acredita em mudança climática antropogênica, 67% da população acredita nisso, apesar de termos um alto índice de desconhecimento em relação ao assunto (18%).
Vejam abaixo os quinze primeiros países que mais acreditam na ação antropogênica e os dezesseis que menos acreditam:
Quais são os fatores que explicam o Aquecimento Global?
países que mais acreditam na ação humana:
países que menos acreditam:
Nenhum comentário:
Postar um comentário