sábado, 30 de abril de 2011

Por Que João Paulo II foi Beatificado?



O primeiro papa não italiano depois de 456 anos vai ser beatificado amanhã. Dos 263 papas na história da Igreja Católica, 81 são santos (30,8%) e 9 são beatos. O último papa a ser beatificado foi João XXIII. O que João Paulo II fez para merecer?

Peggy Noonan do Wall Street Journal falou ontem do impacto da eleição de João Paulo II sobre a sua Polônia comunista em 1979. A população sob regime comunista gritou para o Papa: "Nós queremos Deus, Nós queremos Deus!!". O papa respondeu: "A exclusão de Cristo da história do homem é um ato contra o próprio homem". Depois em uma missa para três milhões de pessoas disse: "Nunca perca sua liberdade espiritual". Apesar da grande missa, a TV estatal comunista não mostrou nada. A foto abaixo mostra a cerimônia em Varsóvia em 1979, que a TV não mostrou.


Ninguém fez mais do que João Paulo II para vencer o comunismo. Para isso contou com o decisivo apoio de "Tear Down This Wall" Ronald Reagan e da Dama de Ferro Margareth Thatcher.

No dia 13 de maio (dia de Nossa Senhora de Fátima) de 1981 foi baleado na Praça São Pedro. A bala por milímetros não o matou. Curado, honrou o nome de Fátima como sua salvadora, beatificou Jacinta e Francisco (duas das crianças que viram a virgem em Fátima em 1917), consagrou o mundo ao imaculado coração de Nossa Senhora (para cumprir o segundo segredo, em que a virgem pediu a consagração da Rússia ao imaculado coração dela) e visitou e perdoou o atirador na prisão.

João Paulo II foi o papa na história que mais canonizou e beatificou. Foram 81 canonizações e 1.338 beatificações. Dentre os santos há uma escrava (Josephina Bakita), um índio (Juan Diego), 119 mártires chineses que morreram defendendo a fé cristã entre 1648 e 1930 e Madre Teresa de Calcutá.

No dia da morte do papa, depois de passar por um longo período doente, quatro milhões de pessoas foram se despedir em Roma. A população gritava "Santo Subito" (santifiquem logo).

O Vaticano divulgou ontem que o papa Bento XVI avaliou a canonização imediata de João Paulo II, mas rejeitou-a. Preferiu dar um perdão especial para que não se esperasse cinco anos, como é normal, para iniciar o processo, mas que seguisse o andamento normal, passando pelas exigências da beatificação (é necessário um milagre por intercessão do avaliado). O milagre aconteceu, o papa vai ser beatificado amanhã depois de cumprir o primeiro passo para se tornar santo. Será a primeira vez, em quase 1000 anos, que o papa beatifica o antecessor.

Abaixo, a explicação da Rome Reports para o processo de beatificação de João Paulo II. Traduzo as principais informações do vídeo após, em azul.



"Para declarar João Paulo II um beato, o papa não pegou uma estrada fácil. Aqueles que estavam analisando a "Vida e os Milagres" tinham que documentar os fatos meticulosamente mostrando que ele era um santo. O processo incluiu 114 pessoas, que eram tanto a favor como contra sua beatificação.

O grupo incluiu 35 cardeais, 20 bispos, 11 padres, 5 religiosos, 3 freiras, 36 leigos católicos, 3 não-católicos e 1 judeu. Cada um teve de responder 129 questões.

Havia também um grupo de seis historiadores que passaram 16 meses recriando cuidadosamente a vida do papa desde que se tornou padre. As conclusões preencheram seis volumes que os especialistas do vaticano revisaram antes de propor a beatificação do Papa João Paulo II.

O Cardeal Amato disse que o processo consistiu de estudar a vida de uma pessoa e examinar suas virtudes heróicas, especialmente as três virtudes teológicas: esperança, fé e caridade, assim como as virtudes éticas e morais: prudência, temperança e perseverança.

Também foi investigado o milagre que era necessário para a beatificação, a cura inexplicável do mal de Parkinson da freira francesa Marie Simon-Pierre. A freira já tinha abandonado o trabalho por causa da doença quando foi curada em 2005, depois de apelar para João Paulo II. A doença desapareceu completamente."

João Paulo II foi o homem do século vinte, o século que mais matou cristãos em todos os tempos, o século do comunismo que foi vencido pela vontade de Deus do povo que o papa levou. João Paulo II levou Deus pessoalmente para 149 países em 26 anos de pontificado. Quantas pessoas no mundo viram o papa pessoalmente? Você viu? Eu vi, graças a Deus.

João Paulo II tinha defeitos, o maior deles foi resistir a expulsar padres pedófilos, preferindo afastá-los momentaneamente. Ele não era perfeito, mas quem foi que disse que santos são perfeitos?  Santos são seres humanos que tiveram uma vida heróica exibida com virtudes teológicas, defendendo o cristianismo, sofrendo por sua fé, e realizando caridades extremas. A santidade está aberta a todos.

Abaixo a música que o compositor polonês Henryk Górecki fez para o Papa e que vai ser tocada na cerimônia de beatificação. O título da música é o lema do Papa: Totus Tuus (Todo seu) em tributo a Nossa Senhora.



Continuamos sedentos por Deus, mas o mundo continua negando Cristo. Falei acima que a TV estatal comunista na Polônia não mostrou a cerimônia do primeiro papa polonês da história. Mas hoje vi a capa da Revista Veja e ela não traz nenhuma menção a beatificação do Papa João Paulo. Engraçado, o casamento de Kate e William mereceu capa total na semana passada.


Nenhum comentário: