sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2012: O Melhor ou o Pior Ano de Todos os Tempos?

-

Este ano teve até anúncio que o mundo iria acabar. Mas trago aqui dois artigos contrastantes. O primeiro diz que 2012 foi o melhor ano de todos os tempos, o segundo expõe as mazelas do nosso tempo.

1) O primeiro artigo é da Revista The Spectator do Reino Unido.

A revista defende que 2012 foi o melhor ano de todos so tempos porque nunca houve menos fome ou doença. E nunca houve tanta prosperidade nos países pobres ou em desenvolvimento. Além disso, o número de vítimas de guerra ou conflitos é bem pequeno. O grande responsável por esse desenvolvimento na visão da revista é simplesmente o avanço do capitalismo.

Seguramente, a revista lança um visão otimista, mas o artigo não traz nenhuma comparação entre os anos. Há muitos conflitos domésticos cujas vítimas não são contabilizadas, além do que muitas mortes por fome também não são, e as medidas de crescimento econômico são discutíveis.

Mas não se pode negar que o capitalismo é a melhor forma de organizar o mercado. É a mais livre, a que permite o homem se desenvolver pelo seu próprio trabalho. Mas não sei se pode se chamar de capitalismo o que se faz na China, como muito roubo de patente e corrupção.

2) O segundo artigo é de Anthony Esolen para a revista Crisis Magazine. Bom, eu gosto muito dos textos dele. Dessa vez ele escreve do ponto de vista dos Estados Unidos. Não serve bem como compração ao artigo anterior, mas dá um ótima idéia das agrugras de nossa época.

Entre as coisas que podem ser ditas não apenas aos Estados Unidos, o texto fala de como os cristãos estão sendo ridicularizados nas universidades e escolas por defenderem os casamento tradicional. Esolen cita o caso do congresso de estudantes de Harvard que aprovou financiamento de sexo sadomasoquista e ridiculariza os grupos cristãos.

Fala também do avanço do aborto nos Estados Unidos, País no qual 400 nascituros morrem todo dia. Além disso, há a "fabricação" de seres humanos com as pessoas procurando elaborar as características de seus próprios filhos em laboratórios, descartando os fetos considerados não bons,  e com pessoas vendendo espermas e óvulos.

Nos Estados Unidos, a violência explodiu em cidades como Chicago. No País, um em cada oito negro entre 20 e 30 anos está na prisão.

---

É isso, com certeza teremos mais um díficil ano em 2013 para os cristãos. Em muitos países, eles estão sendo expulsos e em outros não conseguem nem celebrar o Natal de Cristo de forma privada, como aconteceu na Arábia Saudita este ano.

É questionável, mas 2012 pode ter sido o melhor em termos materiais para a média do mundo, mas as mazelas mundiais estão profundas e milhões gritam por socorro. As heresias não são novas, mas parecem que têm mais apoio, estão mais fortes.

Que Cristo abençoe a nossa luta e o Divino Espírito Santo esteje em nossas ações e palavras.

Nenhum comentário: