quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Querido Papai Noel, Eu Quero um Pai de Presente"

-

O que as crianças querem no Natal? Pesquisa feita no Reino Unido entre crianças de 3 a 12 anos respondeu a esta pergunta. Eu fiz um pequeno teste familiar sobre o que a pesquisa mostraria. A resposta foi ipad, iphone, bola, computador. Nada disso.

A pesquisa mostrou que crianças também se preocupam com coisas bem mais profundas. A grande "surpresa" para os jornais foi a posição que o Pai se encontra na lista.

O pedido por um pai veio em décimo lugar. O primeiro lugar foi para um irmãozinho e uma imãzinha. O pedido por uma mãe veio em vigésimo-terceiro lugar. Esta posição distante da mãe talvez seja explicada pelo fato dela estar mais presente e a justiça tradicionalmente no mundo inteiro costuma delegar a guarda dos filhos para a mãe. Em segundo lugar, veio a rena do papai noel.

Não sei por que os jornais tratam da necessidade de um pai com surpresa? Será que jornalistas não têm pais? Não conhecem o valor deles?

Como é uma sociedade sem pais? Basta olhar em volta para saber a resposta, outras pesquisas respondem. Basta ver o site "Fatherless Generation":

1) 63% de suicídios de jovens são de lares sem pai (EUA Departamento de Saúde / Censo) - 5 vezes a média.

2) 90% de todas as crianças de rua e fugitivo são de lares sem pai - 32 vezes a média.

3) 85% de todas as crianças que apresentam distúrbios de comportamento vêm de lares sem pai - 20 vezes a média. (Centro de Controle de Doenças)

4) 80% dos estupradores com problemas de raiva vêm de lares sem pai -14 vezes a média. (Justiça & Behavior, Vol. 14, p. 403-26)

5) 71% de todos os desistentes do ensino médio vêm de lares sem pai - 9 vezes a média. (Associação Nacional de Diretores Relatório)

 
6) Fator pai em Educação - órfãos são duas vezes mais propensos a abandonar a escola.
• Crianças com pais que estão envolvidos são 40% menos propensos a repetir um ano na escola.
• Crianças com pais que estão envolvidos são 70% menos propensos a abandonar a escola.
• Crianças com pais que estão envolvidas são mais propensos a obter um  A  na escola.
• Crianças com pais que estão envolvidas são mais propensos a gostar da escola e se envolver em atividades extracurriculares.

7) 75% de todos os pacientes adolescentes em centros de abuso químico vêm de lares sem pai - 10 vezes a média.

 
8) Fator pai em Abuso de Drogas e Álcool - Pesquisadores da Columbia University descobriram que crianças que vivem com dois pais casa com uma má relação com o pai são 68% mais propensos a fumar, beber ou usar drogas em comparação com todos os adolescentes em famílias biparentais . Adolescentes em domicílios mães solteiras têm um risco 30% maior do que em famílias biparentais.

9) 70% dos jovens presos em instituições do estado vêm de lares sem pai - 9 vezes a média. (EUA Departamento de Justiça, setembro 1988)

10) 85% de todos os jovens em prisão vêm de lares sem pai - 20 vezes a média. (Fulton Co. Georgia, Texas Departamento de Correção)
 

11) Fator pai em Crime - Um estudo de 109 jovens delinquentes indicou que a estrutura familiar significativamente prevê inadimplência. Adolescentes, especialmente meninos, em famílias monoparentais têm maior risco de praticar deliquencias contra propriedades ou pessoas.

12) Fator pai em Abuso Infantil - Comparado a viver com ambos os pais, vivendo em uma casa de apenas um dos pais dobra o risco de que a criança vá sofrer negligência física, emocional ou educacional. A taxa global de abuso e negligência de crianças em famílias monoparentais é 27,3 crianças por mil, enquanto a taxa de maus-tratos em geral biparentais famílias é de 15,5 por mil.

13) Filhas de pais solteiros sem um pai envolvido são 53% mais propensos a se casar como adolescentes, 711% mais probabilidade de ter crianças quando adolescentes, 164% mais chances de ter um parto pré-marital e 92% mais probabilidade de se divorciar-se.

14) 43% das crianças americanas vivem sem o pai [EUA Departamento de Censo]

Bom, acho que ficou bastante claro, a importância do Pai.

Mas por que o mundo aplaude o casamento gay mesmo? Se já sabemos a falta que faz tanto o pai como a mãe?

Ontem, vi uma grande homenagem ao pai do cantor Michel Teló feito no programa da Roberto Carlos. Aqui vai como minha saudação a todos os pais. Precisamos muito de vocês.



Nenhum comentário: