quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Guerra nas Estrelas vira Religião

-

Vocês sabem qual é a religião mais popular como fé alternativa no Reino Unido? A Religião Jedi. É o que descreve o jornal The Telegraph.  Os "jedis" eram os guerreiros do filme Guerra nas Estrelas que nasciam com uma espécie de "força" dentro de si que lhe davam poder para combater os inimigos. Mas eles também podiam se tornar malígnos, como é o caso do Darth Vader (foto acima).

O que os jedis têm de especial? Acho que é apenas mais uma gnose (religião mística) sem um Deus ou líder, é paganismo puro e simples.

Mais de 390 mil pessoas se identificavam como do "Credo Jedi" em 2001, dez anos depois são 176 mil, caiu mais de 50% de lá para cá, houve algo no Credo que o texto do jornal não revela. Talvez o filme deixou de ser exibido. Mas eles ainda são a alternativa mais popular quando se pensa em mudar de fé. Será brincadeira?

Ainda tem a religião do Heavy Metal que foi estabelcida em 2010, com bastante adeptos.

Ontem, por meio por indicação do padre Paulon Ricardo, li um discurso do Papa Bento XVI para representantes da América Latina. Ele falava que a Teologia da Libertação só deixou ruínas e a derrocada do mundo comunista deuxou um vazio que foi ocupado pelo relativismo. No relativismo, as religiões não podem ser tratadas como absolutos, como detento a verdade, as religiões são apenas expressões de uma parte do absoluto, então a verdade está no diálogo entre elas. Todo tipo de religião vale.

Acontece, como diz o Papa, que o resultado do relativismo é a não religião. É o vazio que resulta em um homem perdido sem Deus. É assim que vejo as religiões Jedi e Heavy Metal, dentre outras.

Bom, a "força" está em Cristo.

Marana tha! (Venha, senhor Jesus).


(Agradeço a indicação do texto do The Telegraph ao site Drudge Report)

Nenhum comentário: