quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Estupidez Latino-Americana por vezes me Assusta

-

O presidente do Uruguai, José Mujica, desistiu de legalizar a compra e a venda de maconha, tendo o Estado como responsável. Isto é, o Estado ia fornecer o mercado para este produto. Ele desistiu porque 64% da população rejeita a idéia, e 53% dos eleitores de esquerda também. Mas o que ele falou sobre o assunto é realmente assustador. Vejamos.

1)  Explicando porque ele desistiu, ele disse "a sociedade ainda não está madura para essa medida”.

Meu Deus, para Mujica, uma sociedade madura é aquela que aceitas que todos fumem maconha à vontade fornecida pelo Estado (!).  Antes, o Estado se metia na produção industrial da América Latina, no modelo econômico de substituição de importações, o resultado foi um desastre. Continuamos pobres e nossas indústrias bem menos desenvolvidas do que àquelas nos países avançados. Depois de muito gasto público e corrupção, continuamos vendendo produtos agrícolas e metais. Agora Mujica acha que o Estado seria um ótimo fornecedor de maconha, um produto reconhecido pela destruição que faz ao cérebro das pessoas e por encaminhar às pessoas para drogas ainda mais pesadas.

2) Falando sobre por que o projeto é importante ele disse: "cada vez tenho que gastar mais dinheiro com polícia, com prisões e com as consequências. E não tenho dinheiro para cuidar dos doentes"

Ele acha que vai ter dinheiro para cuidar dos doentes quando deixar de gastar com polícia de combate às drogas. Será que não ele não vai ter muito mais doentes e problemas sociais que custarão muita grana por causa da liberação da maconha?

3)  Sua ideia com o projeto é identificar "quando o sujeito passa dos limites e dizer a ele: 'Meu filho, você tem que se internar ou se cuidar'. E não tê-lo no mundo clandestino e tratar como um delinquente um sujeito que tem uma dependência e, no fundo, tem uma doença. Não posso presentear doentes ao narcotráfico"

Será que ele não precisará estipular qaundo o "filho" passa dos limites e gastar muito dinheiro com polícia (que também poderá fumar maconha) para prender esse "filho" e "interná-lo"?

4) Sobre a maconha ele pede respeito, disse: ""É um exagero. Na realidade, a maconha foi usada no descobrimento da América. A maconha era usada para fazer as velas e para fazer a estopa para tapar buracos nos barcos. Ela acompanhou toda a epopeia no Novo Mundo. Merece que a tratemos com mais respeito e que a conheçamos muito mais"

Então, pelo raciocínio dele se algo fez parte da história então deve ser moralmente adequado. Bom, na história tivemos inúmeras sociedades que sacrificaram crianças e praticaram a escravidão (ver Brasil e Uruguai), seria os sacrifícios e a escravidão adeqaudos? Além disso, o uso de drogas é uma constante nas sociedades humanas desde os tempos mais remotos, serão elas adequadas para o fornecimento pelo estado.

O pior, para o Brasil, é que tanto Fernando Henrique Cardosos como Lula apoiam a liberação das drogas, usando justificativas semelhantes às de Mujica.

Não seria o caso deles pelo menos verem o que acontece coma  Holanda? Será que este país está satisfeito com o resultado da liberação das drogas? Apenas uma vez na minha vida eu fui recebido por um cachorro me cheirando quando cheguei a um país, e foi exatamente na Holanda. Eles parecem que andam gastando bastante com policiamento para evitar a entrada de drogas. Mas a droga não é liberada por lá? Pois é.


Costuma-se dizer que a América Latina é o cemitério de idéias, as idéias que estão morrendo no mundo desenvolvido se desenvolvem na região. Eu não acho que a coisa seja tão simétrica assim, idéias destrutivas, como comunismo e drogas, recebem campo mais fértil na região.

Quanta estupidez!

Nenhum comentário: