terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Índice de Prosperidade entre países, Brasil na 44ª.

-

O instituto Legatum calcula o chama de índice de prosperidade de cada país no mundo. Este índice envolve muito além de variáveis econômicas. Leva em consideração além do PIB, a educação, a saúde, a segurança, a liberdade pessoal, o capital social, o empreendendorismo e a governança. Ontem, eles divulgaram o resultado para 2012.

O assunto é notícia nos Estados Unidos porque o País saiu dos melhores 10 países, se posicionando em 12º lugar (ficou em 10º no ano passado). A piora dos Estados Unidos é relatada “by a decline in the number of US citizens who believe that hard work will get them ahead” (pelo declínio no número de pessoas que acredita no trabalho duro para levá-los a uma vida melhor) . Quer dizer os americanos estão cada vez mais se tornando europeus e latino-americanos, confiando no governo como provedor, esquecendo o que levou o país a se tornar a grande potência mundial: o mercado privado.  Houve declínio em empreendedorismo.


O primeiro lugar foi para Noruega, o Brasil está na 44ª posição entre 142 nações. Comparando com a pesquisa do ano passado, o Brasil piorou duas posições, estava na 42ª posição. 

O país perde muito, como era de se esperar, em educação, saúde e segurança.  A Argentina está melhor classificada que o Brasil (posição 41º) por causa destes três fatores. A Argentina vai mal em governança. Mas o Brasil é o melhor entre os BRICs. China (55ª) e Rússia (66ª) perdem muito em liberdade e governança, por exemplo. Índia (101ª) perde muito também em educação, saúde e segurança. Os piores países estão na África. Na América do Sul, o melhor classificado é o Uruguai (31ª, seguido do Chile, 34ª) e o pior é a Bolívia (95ª, seguida da Venezuela, 80ª).

Abaixo, o gráfico com Brasil, Argentina, China, Rússia e Índia.

A primeira coluna (vermelha) é referente a variáveis econômicas, vemos que a China vai muito bem nesta variável (se posiciona em 11º lugar).  A coluna verde seguinte é relativa ao empreendendorismo, nesta variável o destaque negativo é a Índia fica na posição 99. Em governança, terceira coluna (roxa), o destaque negativo é a Rússia (posição 118). Em educação, a Índia (posição 100 ) e o Brasil (79) são os destaques negativos. Em saúde (coluna laranja), a Índia também é o destaque negativo, seguida da China. Em segurança, os piores são China e Rússia. A China é o pior em liberdade pessoal (coluna marrom), seguida da Rússia. Esta é a melhor variável brasileira, só perde para a Argentina no gráfico abaixo. A Índia é a pior em capital social, coluna azul. A última coluna é a coluna da posição geral. Vemos que entre os países abaixo selecionados, a Argentina está em melhor posição, seguida do Brasil.


 Para ver outros países e entender a pesquisa cliquem aqui.

Nenhum comentário: