segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Turquia quer que Síria Ataque Israel (!)

-

A foto acima da Revista Times mostra o primeiro-ministro turco Recep Erdogan em conferência com o presidente sírio Bashar al Assad em 2011. Atualmente, a Síria está imersa em uma guerra civil sangrenta com milhares de mortos (estimativas falam em 60 mil mortos) entre o governo e os rebeldes islâmicos que querem derrubar Assad. Muitos dizem que os rebeldes esão sendo armados por outros países, como a Turquia e a Arábia Saudita, e que o governo está sendo ajudado pelo Irã. Em suma, muitos países e grupos terroristas estão em guerra dentro da Síria.

Na semana passada, Israel decidiu invadir o território sírio e atacar uma centro de pesquisa de armamento. O objetivo de Israel é evitar que armas sofisticadas caiam nas mãos do Hezbollah, grupo terrorista libanês. Israel promete mais ataques.

Aí, a Turquia que antes de Erdogan assumir o poder era considerada aliada de Israel, agora mostrou ofendida e quer que a Síria ataque Israel.

Erdogan disse que o ataque israelense é inaceitável.

Mas quem foi mais agressivo foi o ministro das relações exteriores da Turquia, Ahmed Dvaotoglu. Ele  mostrou que a Turquia joga dos dois lados: ataca o presidente da Síria e possivelmente está armando os rebeldes, enquanto ao mesmo tempo exige que a Síria ataque Israel em honra de sua soberania. Dovutoglu disse que a Síria deveria retaliar Israel  e, ao mesmo tempo, jogou suspeitas de que há uma aliança secreta entre a Síria e Israel. Aqui vão as palavras dele (traduzo em azul):

"Why didn't the Syrian Army, which has been attacking its own innocent people for 22 months now from the air with jets and by land with tanks and artillery fire, respond to Israel's operation? Why can't Assad, who gave order to fire SCUD missiles at Aleppo, do anything against Israel? Why didn't (Bashar) Assad even throw a pebble when Israeli jets were flying over his palace and playing with the dignity of his country? Is there a secret agreement between Assad and Israel? The Assad regime only abuses. Why don't you use the same power that you use against defenseless women against Israel, which you have seen as an enemy since its foundation

(Por que o exército da Síria, que tem atacado pessoas inocentes por 22 meses pelo ar e por terra com tanques e artilharia, não responde ao ataque israelense? Por que Assad, que tem dado ordem para jogar mísseis SCUD em Aleppo, não faz nada contra Israel? Por que Assad não jogar nem uma pedrinha contra os jatos israelenses que voam sobre seu palácio e humilham a dignidade do País? Será que há um acordo secreto entre Assad e Israel? O regime de Assad só faz abusos de poder. Por que você não usa esse mesmo poder contra as mulheres indefesas sobre Israel?).

Certamente, as palavras da Turquia não ajudam para a solução do conflito. Pelo contrário, jogam mais lenha na fogueira.

O que se tornará a Síria? Assad costumava financiar o Hezbollah, agora este grupo terrorista islâmico retribui Assad, lutando junto do governo contra outros grupos terroristas islâmicos dentro da Síria. 

Qualquer resultado não parece ser benéfico para Israel, nem para os cristãos da Síria, que contiuam fugindo em manada do País.


(Agradeço as informações sobre as palavras de Erdogan e Davutoglu ao sites Weasel Zippers e Jihad Watch)

Nenhum comentário: