sexta-feira, 15 de março de 2013

Hamlet (de Shakespeare) e Francisco


Quem é seu deus? O mundo ou Deus? Você espera  ser reconhecido pelo mundo ou por Deus? Você realmente tem fé em Deus? Você segue o que dita a lógica mundana ou os preceitos de Cristo?  O Dr. Mitchell Kalpakgian fez um excelente post sobre isto no site da revista Crisis Magazine, usando a tragédia de William Shakespeare, Hamlet.  

Ao ler o texto de Kalpakgian eu me lembrei do que eu escrevi ontem. Eu relacionei Hamlet com o que disse o Papa Francisco sobre o que de pior pode acontecer na Igreja Católica. Eu mostrei ontem que o Papa Francisco, em uma entrevista, disse que o pior que pode acontecer com a Igreja é a adoção de uma "espititualidade mundana" sem Deus, é a glorificação do homem, é o esquecimento de Deus.

Vejam o que diz o primeiro e o último parágrafos de Kalpakgian (traduzo em azul). Reparem que  é exatamente o mesmo ponto do Papa Francisco.

Na luta cósmica entre o bem eo mal, Shakespeare apresenta o conflito incessante entre duas filosofias que moldam a condição humana. A filosofia de Cláudio, o tirano usurpador que secretamente envenenou seu irmão, o Rei Hamlet e se casou com sua esposa, a rainha Gertrudes, que considera que o poder é um direito, o homem é um deus, e que o fim justifica os meios. A filosofia de Hamlet, o filho do Rei, príncipe da Dinamarca, que reconhece que a justiça é divina e eterna em sua origem, que o homem é o servo e criatura de Deus, e que não se pode fazer mal para alcançar o bem. Cláudio não tem nenhum escrúpulo em matar o príncipe Hamlet mais do que em assassinar o rei. Desconfiados de que Hamlet sabe a verdade sobre o assassinato e cauteloso pelo perigo Hamlet representa, Cláudio planeja enviar Hamlet para a Inglaterra sob o pretexto de uma mudança de cenário para curá-lo da melancolia sobre a morte de seu pai. Viajar com dois chamados antigos amigos do, universidade Rosencrantz e Guildenstern, Hamlet descobre um pacote de cartas ordenando sua execução, na Inglaterra. Cláudio, o maquiavélico mestre, parcelas, mentiras e mortes com a brutalidade do leão ea astúcia da raposa. Ele é o árbitro divino da vida e da morte, e ele está determinado a  tudo para suas ambições egoístas.

Quando o homem age com coragem moral e procura a justiça em vez de vingança e quando sofre injustiças, em vez de infligir o mal, ele vê a mão de Deus. Como Hamlet milagrosamente escapou da morte no navio, ele retorna para a Dinamarca sem medo e corajosamente aceita a proposta de Cláudio para o jogo de esgrima, apesar da advertência de Horácio de possível traição ("Você vai perder, meu senhor"). Em seu ódio ao mal e na sua confiança na Divina Providência, Hamlet não teme a morte quando ele entra no jogo de esgrima: "Há uma iniludível providência na queda de um pardal. Se for este o momento, não está para vir; se não está para vir, é este o momento; se não é este o momento, há de vir todavia—estar pronto é tudo.
No final da tragédia, Hamlet não reage aos acontecimentos passivamente sofrendo infortúnios, ou fico no desespero, mas age contra eles, como o príncipe valente que ele é, o homem criado à imagem de Deus, não o homem como Deus, mas homem na verdadeira imagem cristã, que Hamlet descreve em suas famosas palavras: "Que obra de arte é o homem! Como é nobre na razão! Como é infinito em faculdades! Na forma e no movimento, como é expressivo e admirável! Na ação, é como um anjo! Em inteligência, é como um Deus! A beleza do mundo! O paradigma dos animais! E no entanto, para mim, o que é esta quintessência do pó?"

Leiam todo todo o texto do Dr. Mitchell, é sensacional. Quem conhece a tragédia de Hamlet fica mais fácil entender, mas acho que Kalpakgian facilitou bastante e permite que todos entendam.

Nenhum comentário: