sábado, 30 de março de 2013

O dia mais triste.


Bento XVI certa vez comparou o "Sábado de Aleluia" ao nosso mundo. No "Sábado de Aleleuia" estamos sem Deus. Esta frase de Bento XVI faz parte da lista de frases que gosto (vejam a lista no canto inferior direito do blog). Disse o papa emérito (traduzo em azul):

After two world wars, the concentration camps and gulags, Hiroshima and Nagasaki, our age became increasingly a Holy Saturday, the day when Jesus’ body lay lifeless in the tomb (Depois de duas guerras mundiais, campos de concentração e gulags, Hiroshima e Nagasaki, nossa época se torna cada vez mais um "Sábado de Aleluia",  o dia em que o corpo de Jesus deita sem vida na tumba).

O belíssimo quadro abaixo ilustra o "Sábado de Aleluia", Cristo na tomba, o quadro é de Hans Holbien the Younger de 1521.



Ontem, na sexta-feira santa, o Papa Francisco fez um bonito discurso sobre a Cruz. Disse o Papa Francisco:

The Cross is the word through which God has responded to evil in the world. Sometimes it may seem as though God does not react to evil, as if he is silent. And yet, God has spoken, he has replied, and his answer is the Cross of Christ. (A Cruz é a palavra através da qual Deus tem respondido ao mal no mundo. Às vezes pode parecer que Deus não reage ao mal, que ele se cala. E, contudo, Deus falou, ele respondeu, e a resposta é a Cruz de Cristo)

Bento XVI falou do ateísmo e relativismo que assola o nosso mundo, Papa Francisco nos lembra da resposta para isso: a Cruz.

Que a Cruz seja levada a todos no mundo para vencer a tristeza do Sábado de Aleluia!



3 comentários:

Rodrigo Adem disse...

Palavras de Joseph Ratzinger: "IGREJA DA CRUZ- Jesus fracassou? Com certeza, não teve sucesso no sentido em que o tiveram César ou Alexandre Magno. De um ponto de vista puramente terreno, inicialmente pareceu que tinha fracassado: morreu, foi abandonado por quase todos e condenado por suas palavras. A resposta do povo à sua mensagem não foi adesão, mas crucifixão. Diante de um final assim, teremos de reconhecer que 'sucesso' não é um dos nomes de Deus e que não é cristão ficar flertando com sucessos externos ou com cifras. Os caminhos de Deus são diferentes dos nossos: O seu sucesso vem pela Cruz e está sempre sob esse sinal". Desejo-lhe uma Santa Páscoa, Pedro Erik.

Rodrigo Adem disse...

E por falar em Cruz, uma das que eu vou carregar é a da minha (in)sanidade mental. Em minha família, tanto do lado paterno quando do lado materno, há pessoas com distúrbio mental, e eu herdei esse problema. Meu maior medo, depois do medo do inferno, é o de enlouquecer quando envelhecer. Mas estarei com Cristo, aconteça o que acontecer.

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, Rodrigo.

Um feliz páscoa para você e sua família também.

Muita sanidade para você, o mundo precisa de todos os verdadeiros cristãos vivos e fortes para defender a Cruz.

Abraço,
Pedro Erik