domingo, 31 de março de 2013

O Caso de lavar os pés de uma mulher


O papa quebrou mais uma tradição ao lavar os pés de um mulher durante a cerimônia de lava-pés deste ano. É comum bispos lavarem os pés de mulheres durantes estas cerimônias (como o fez o próprio Papa Francisco quando era cardeal), mas não papas, que regularmente lavam os pés de doze homens (leigos, jovens ou padres) seguindo Jesus que lavou os pés dos doze discípulos.

A lei canônica também é bem clara, deve-se lavar os pés apenas de homens.

Então, a controvérsia foi gerada. E uma voz muito forte e que é muito respeitada, a do especialista em direito canônico Edward Peters, reagiu. Peters disse que respeitava a ação do Papa, e que ele próprio defendia que as mulheres também poderiam fazer paret da cerimônia, e que a cerimônia do lava-pés nem é uma cerimônia obrigatória, mas que era melhor o Papa mudar a lei antes de desrespeitá-la, o desrespeito passava uma mensagem muito ruim.

O Padre Z, dono de um dos blogs mais lidos nos Estados Unidos, concordou com Peters e ainda mostrou receio de que a Igreja se torne gnóstica, sem respeito aos rituais e leis que a regem, tudo em favor da sentimentalidade.

O site Creative Minority Report, também um dos blogs católicos mais lidos dos Estados Unidos, também concordou com Peters e mostrou preocupação com a ação do Papa de desrespeitar a lei canônica.

O teólogo Jimmy  Akin também escreveu um artigo se perguntando o que o ato do Papa Francisco representa.

O Vaticano sentiu a pressão (graças a Deus). E emitiu um comunicado. No comunicado, o Vaticano diz que é verdade que em cerimônias de lava-pés solenes devem ser lavados pés apenas de homens, mas que no local que foi feita a cerimônia deste ano (prisão juvenil de Roma) não cabia excluir as mulheres, pois não seria entendido pelos presos.

Bom, eu gostei muito da reação de Peters, sempre lúcido e brilhante, e fez com que o Vaticano reagisse, pois todos os sits jornalísticos que li mencionaram Peters. A reação do Vaticano reafirmou a lei canônica, mas abriu espaço para que seja quebrada fora de cerimônias solenes.  

Não tenho problema com isso, eu acho (e Peters, Padre Z e todos também acham), que a preocupação mais importante da cerimônia do lava-pés é mostrar a misericórida de Cristo, por isso não vejo nenhum problema em avar os pés de uma mulher. Mas também não gosto de ver a tradição e as leis da minha Igreja serem desrespeitadas.

Já há inclusive uma lista na internet de algumas pequenas tradições que o Papa Francisco tem quebrado. Eu já falei aqui do caso dos sapatos vermelhos.

Peters não gostou muito da resposta do Vaticano, criticou a idéia de que a o texto passa de que a lei canônica esteja em contradição com o evangelho, seria culpa do antinomianismo moderono (idéia protestante que assola a Igreja Católica). Eu concordo com ele, mas espero que a reação ao lava-pés de uma mulher sirva de lição para se ter mais cuidado com a tradição, a liturgia e as leis da Igreja.

Rezemos pelo Papa Francisco e pela Igreja neste dia que Cristo ressucitou.

ICXC NIKA (Cristo vence).


Nenhum comentário: