sábado, 16 de março de 2013

Como Francisco Lidará com os Muçulmanos que Matam Cristãos?


Os cristãos estão sendo mortos e expulsos de suas casas em várias terras islâmicas, com destaque para Nigéria, Sudão, Síria, Egito, Paquistão, Iraque e até Malásia e Indonésia. Como o Papa Francisco lidará com este problema?

Robert Spencer, um dos maiores especialistas em Islã do mundo e diretor do site Jihad Watch, escreveu sobre isso. Na verdade, ele não respondeu à questão, apenas pôs o problema em perspectiva comparando o que se pensava no passado, no Vaticano II e o que deve ser feito agora. Colocando o problema diante de Francisco.

O texto é ótimo, pois serve para que se tenha uma idéia de que o mundo de hoje é completamente diferente do mundo do Vaticano II, quando não havia tanta matança de cristãos pelo mundo por muçulmanos.

No artigo, Spencer cita o parágrafo 841 do Catecismo da Igreja Católica, fruto do Vaticano II, que diz:

"Mas o plano de salvação abrange também aqueles que reconhecem o Criador. Entre eles, em primeiro lugar, os muçulmanos, que, professando manter a fé de Abraão, adoram conosco o Deus único, misericordioso, juiz dos homens no último dia."

Vou traduzir partes do texto de Spencer:

A afirmação de que "o plano de salvação" também inclui os muçulmanos levou alguns a afirmar que os padres do Vaticano II estavam dizendo que os muçulmanos e o Islã não devem ser criticados ou contestados. Isto tornou-se uma suposição tão axiomática para muitos clérigos cristãos que eles não se atrevem a pronunciar uma palavra que interrompa o "diálogo" muçulmano-cristão, mesmo quando os muçulmanos em todo o mundo derramam o sangue de cristãos inocentes impunemente.

Mas, como Bento XVI, o predecessor do Papa Francisco notou, o Vaticano II não era um super-conselho cujos ensinamentos substituíam todo o ensino Igreja do passado, mas sim, seus ensinamentos deve ser entendidos à luz da tradição católica. "O conselho Vaticano II não formulou nada de novo em matéria de fé, nem pretende substituir o que era antigo," ele disse em outubro de 2012. "Pelo contrário, preocupou-se com a visão de que a mesma fé pode continuar a ser vivida nos dias de hoje, que pode permanecer uma fé viva em um mundo de mudanças." 


Quando se trata de Islã, o foco consistente de declarações do passado sobre o Islã geralmente não é sobre o que os muçulmanos acreditam, mas na hostilidade dos muçulmanos sobre cristãos e o Cristianismo. Nesse sentido, o Papa Bento XIV, em 1754, reafirmou a proibição que católicos albanêses dessem aos seus filhos "nomes turcos ou muçulmanos" no batismo, salientando que nem mesmo os protestantes ou ortodoxos chegaram a tão baixo nível: "Nenhum dos cismáticos e hereges tem tido erupção suficiente para usar um nome muçulmano, e menos que sua justiça abunda mais do que a deles, você não entrará no reino de Deus." Papa Calixto III, em um espírito um pouco semelhante, em 1455 prometeu " exaltar a verdadeira fé, e extirpar a seita diabólica dos reprováveis e infiéis de Maomé no Oriente. "

Alguns católicos argumentam que as declarações de Bento XIV e Calixto III (e outras declarações como eles de outros papas) simplesmente refletem uma época muito diferente da nossa, e além disso,  as declarações do Vaticano II refletem um espírito mais maduro e uma maior caridade para com os outros, é isto que os cristãos devem exibir.


E pode muito bem ser assim, embora deva-se notar que apesar de ter apenas 50 anos de idade, as declarações do Concílio Vaticano II sobre o Islã refletem a perspectiva de um tempo que desapareceu como desapareceu o tempo de Bento XIV e Calixto III. Na década de 1960, o secularismo e ocidentalização estavam na ordem do dia, em muitas áreas do mundo islâmico. Era, por exemplo, incomum no Cairo na década de 1960  ver uma mulher vestindo um hijab, um véu islâmico comandado por Maomé para um mulher em público, uma mulher deve cobrir tudo, exceto o rosto e as mãos. Hoje, por outro lado, seria de se surpreender nas ruas da mesma cidade ver uma mulher que não esteja coberta.


Os hijabs no Cairo são um sinal visível de uma revolução, ou, mais propriamente, um revival, que varreu o mundo islâmico. Valores islâmicos foram revividos, incluindo não apenas no rigor códigos de vestimenta, mas também hostilidade em relação a idéias ocidentais e princípios. Idéias ocidentais de democracia e pluralismo que eram moda nos círculos da elite em todo o mundo islâmico na primeira metade do século XX caíram em descrédito.


Em outras palavras, o mundo islâmico que os Padres do Concílio Vaticano II tinham em mente está desaparecendo rapidamente. O tom dessas declarações deve ser avaliada dentro do contexto de suas épocas. Para os documentos do Concílio Vaticano II não são menos um produto da sua idade do que as declarações de Bento XIV e III Calixto são um produto da época deles. 


Isso não quer dizer, entretanto, que voltaram para o mundo de Bento XIV e III Calixto, quando os católicos compreenderam que o islamismo, como era então popularmente denominado (para a indignação dos próprios muçulmanos), estava mergulhado na mentira, talvez mesmo diabólica e dedicado à destruição da Igreja e para a conversão ou a subjugação dos cristãos. Estamos separados por séculos de pressupostos culturais do mundo em que era mesmo possível pensar a fé como tendo inimigos e que precisa ser defendida. Católicos da era moderna há muito assumido que esse mundo tinha ido embora para sempre, e há alguma razão para acreditar que ele acabou realmente.


Mas com a perseguição de cristãos em todo o mundo muçulmano elevada, também há evidências de que esse mundo áspero velho esteja retornando; que ele não acabou completamente quanto parecia. Esse é o mundo com o qual o Papa Francisco terá de lidar. 

Nenhum comentário: