segunda-feira, 11 de março de 2013

Elegendo um Papa: "É Assustador". "É Oração". "É Solene'". "É Espírito Santo".


Começa amanhã o processo da escolha do novo Papa da Igreja Católica. O site Catholic News Service fez um vídeo com entrevistas a cardeias, para que eles dissessem como é a atmosfera da eleição de um papa, nas palavras de quem elege e pode ser eleito. O vídeo ficou excelente, consegue passar a solenidade, a emoção, e o ambiente de oração que fazem parte da eleição.

O vídeo da Catholic News Service também fala do processo para se eleger um papa. Vou mostrar o que diz o vídeo sobre o processo e traduzir o que dizem os cardeiais.



O vídeo explica o processo do Conclave:

1) São 115 cardeias eleitores;

2) Na caminhada para a Capela Sistina, os cardeais vão em procissão seguindo a cruz;

3) Na procissão,  os cardeais vão rezando (cantando) a Litania dos Santos do Leste e do Oeste (abaixo eu mostro a Litania) e uma série de invocações a Cristo;

4) Ao chegar, os cardeais fazem juramento solene de observar as regras para se eleger o papa;

5) Eles também prometem manter em segredo tudo que ocorreu na eleição;

6) Todos os dias do Conclave ocorre um missa, os cardeias lêem as escrituras e rezam, antes de cada votação.

7) O eleito é aquele que consegue 2/3 dos votos. Se não se consegue 2/3, fumaça negra sai da chaminé da Capela, se 2/3 é alcançado o mundo verá fumaça branca. 

8) O papa eleito depois faz juramento de seguir os preceitos da Igreja e defender os direitos espirituais e temporais da Igreja;

9) Depois da eleição, os cardeais rezam dentro da Capela e se aproximam do novo papa e prestam homenagem a ele.

10) Então, um cardeal se aproxima da janela do Vaticano e diz: "Habemus Papam" (nós temos Papa), e o Papa se aproxima da janela e cumprimenta os fiéis que o aguardavam

Cardeal Francis Stafford:

" Os cardeais são chamados para ouvir o interior, para que possam ouvir o que diz o Espírito de Deus, porque eles estão fazendo algo muito muito significante, eles estão elegendo o sucessor de Pedro, para ocupar o lugar de Cristo na Terra"

Cardeal Oscar Maradiaga

"Durante o processo quando os cardeais estão votando, nós estamos rezando. É como um grande cenáculo de orações. É lindo, a experiência mais adorável que se pode participar. Eu desejo que todas as eleições fossem assim, envoltas de orações."

Cardeal Wilfrid Napier

"Há sensação de excitação, ansiedade. É a cerimônia mais solene, mas difícil. É assustador, escrever o nome do futuro papa e ir votar, rezando a Jesus Cristo para ele ser o juiz da decisão para que se escolha aquele que vai liderar a Igreja. É um momento muito intenso."

A oração  mencionada pelo Cardeal Napier é "Testor Christum Dominum, qui me iudicaturus est, me eum eligere, quem secundum Deum iudico eligi debere." (Eu clamo por Jesus Cristo, meu Deus, como minha testemunha, que será meu juiz, para que meu voto seja dado para aquele que diante de Deus eu acho que deveria ser eleito)

Cardeal Theodore McCarrick

"Não é um momento fácil, está sempre na cabeça: que será meu líder e o líder de milhões de pessoas?"

Cardeal Francis Stafford

"De certa forma, eu estou feliz [por ser aposentado] e não ter que fazer isso de novo. É um carga muito pesada."

--

Litania dos Santos



(Agradeço a indicação do vídeo da Catholic News Service ao site New Advent e o vídeo da Litania ao blog Whispers in the Loggia)

Nenhum comentário: