sexta-feira, 29 de março de 2013

Pesquisa mostra que Santo Sudário é do Tempo de Cristo


Eu já tive a graça de ver o Santo Sudário. A foto acima mostra o Santo Sudário em exposição em Turim em 2010, foi eu que tirei a foto. Como é o dever de qualquer católico, a minha fé em Cristo não depende da veracidade do Santo Sudário. Mas o jornal Vatican Insider anunciou ontem que experimentos científicos feitos por cientistas da Universidade de Pádua confirmaram que o Santo Sudário é do século I, o século de Cristo, então alimentam as chances de que o manto tenha realmente coberto Cristo.

 

Os achados dos experimentos científicos serão publicados em um livro pelo professor Giulio Fanti, professor de mecânica e medicão térmica da Universidade de Pádua  e pelo jornalistas Saverio Gaeta. O livro se chamará "Il Misterio della Sindone" (O mistério do Santo Sudário), foto abaixo do livro:

 

Além do livro, as pesquisas do professor Fanti serão publicadas em uma revista científica. A pesquisa inclui três novos testes, dois testes químicos e um mecânico. Os novos testes realizados nos laboratórios da Universidade de Pádua foram realizados por diversos professores de várias universidades italianas e aponta que o Sudário remonta ao período em que Jesus Cristo foi crucificado em Jerusalém, anulando o resultado de 1988 que o Sudário era da época medieval. A data média encontrada nos testes é de 33 aC ± 250 anos, período compatível com a ocorrência da morte de Cristo em 30 AD.

Os testes foram realizados com minúsculas fibras de materiais extraídos do Sudário pelo micro-analista Giovanni Riggi di Numana que faleceu em 2008, mas havia participado da pesquisa de 1988  e deu o material para Fanti através do Instituto Cultural Fondazione 3M.


Verdade ou não, o Santo Sudário é impressionate pelas semelhanças com a descrição da morte de Cristo (ferimentos, marcas de sangue) e também pela história fantástica que o manto tem até chegar em Turim (passando por diversas cidades e atravessando incêndios que quase o destruiu). 

Minha fé não depende disso, mas eu acredito no Santo Sudário.

Hoje é sexta-feira santa. Podemos adorar Cristo, vendo o amor que Ele nos dedicou, olhando para o Santo Sudário.


Nenhum comentário: