quinta-feira, 18 de agosto de 2011

+ Padre Roberto Busa - O Homem de São Tomás na Internet

-

Este blog não poderia deixar de registrar o falecimento aos 97 anos, na semana passada, do padre jesuíta italiano Roberto Busa (foto acima com um I Phone). Ele é pioneiro na pesquisa da área de humanas usando a tecnologia. Em 1949, quando o computador era apenas um grande trambolho e nem se falava de internet, ele se aproximou de Thomas J. Watson, da IBM,  para realizar o projeto de criar um índice de pesquisa linguística para todos os termos usados em todos os trabalhos de São Tomás de Aquino. O trabalho demorou 30 anos.

Hoje, todos os trabalhos de São Tomás estão disponivéis no site Corpus Thomisticum. E é possível realizar a pesquisa linguística de qualquer termo presente na obra tomista por meio do Index Thomisticus, que está no site.

Em 1998, foi criado o Prêmio Roberto Busa para pioneiros que usem a tecnologia para melhorar o estudo de humanidades.

Aqui vai o que escreveu em 1956 a Revista Time sobre o projeto de Busa para permitir a pesquisa linguística dos textos de São Tomás, que naquela época o projeto já tinha 10 anos. Traduzo em azul.

The experiment began ten years ago, when a young Jesuit named Roberto Busa at Rome's Gregorian University chose an extraordinary project for his doctor's thesis in theology: sorting out the different shades of meaning of every word used by St. Thomas Aquinas.

With permission from Jesuit General John B. Janssens himself, Father Busa took his problem to the U.S. and to International Business Machines. When he heard what Busa wanted, IBM Founder Thomas J. Watson threw up his hands. "Even if you had time to waste for the rest of your life, you couldn't do a job like that," he said. "You seem to be more go-ahead and American than we are!"

But in seven years IBM technicians in the U.S. and in Italy, working with Busa, devised a way to do the job. The complete works of Aquinas will be typed onto punch cards.

(O experimento começou há dez anos, quando um jovem jesuíta cahamdo Roberto Busa da Universidade Gregoriana de Roma escolheu um projeto extraordinário para sua tese de doutorado em teologia: pesquisar a diferença de significado de cada palavra usada por São Tomás. 
Com a permissão de seu superior Bispo Janssens, Padre Busa levou seu problema para os Estados Unidos e para a IBM. Quando ele ouviu o que Busa queria, o fundador da IBM Thomas Watson jogou as mãos para cima e disse: "Mesmo se você tivesse tempo para se dedicar para o resto de sua vida, você não poderia realizar o trabalho desse. Você parece que está masi a frente e americano que nós mesmos. 
Mas em sete anos os técnicos da IBM  nos Estados Unidos e na Itália, tarbalhando com Busa, inventaram uma maneira de fazer o trabalho. As obras completas de São Tomás de Aquino seriam datilografadas em cartões punch.)



“Padre Busa faz história na aplicação da informática nos estudos eclesiásticos. Graduou-se em filosofia com uma tese sobre Santo Tomás, com um estudo da partícula “in” no vocabulário e nas obras de Santo Tomás. “In” era uma palavra-chave para compreender a interioridade, a presença de Deus nas criaturas. Depois de terminar esta tese de modo brilhante, percebeu a importância da análise linguística, do estudo das palavras nas obras de grandes autores. Naquela época, surgiram os primeiros computadores.

Eram os anos 50, a pré-história dos computadores, e Padre Busa ainda muito jovem, teve a idéia de aplicar os computadores no estudo de análise da linguagem filosófica e teológica. Então foi até aos fundadores da IBM, nos Estados Unidos, e lhes propôs este projeto; foram-lhe disponibilizados os primeiros instrumentos da informática. Padre Busa começou, já no início dos anos 50, um projeto sistemático de análise de toda a linguagem, o vocabulário de Santo Tomás e todas as suas obras em latim para estudar com a ajuda do computador. Este trabalho durou quase 40 anos. Padre Busa representou dignamente por décadas o interesse e a atenção da Igreja às novas tecnologias da informática”.


O Padre Busa merece entrar no hall da fama de tantos religiosos que colaboraram com a ciência.

Eu preparei aqui um post em que vou incluindo estes religiosos, o nome dele já está lá.

-

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom.
faz tempo que nao comento, mas sempre dou um pulo aqui.
olha a lista de padres inventores (nao sei se eh 100% correta, mas vale como evidencia das injusticas cometidas pelo mundo moderno contra a Igreja):
http://www.santotomas.com.br/?p=476

ab,

LECM

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, LECM.
Vou olhar sua lista.

Grande abraço,
Pedro Erik