sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Por Que Muita Gente Odeia Economia?

-

Hoje no jornal  Wall Street Journal há um texto de Stephen Moore que discute por que muita gente odeia economia. Resposta de Moore: porque economia não faz sentido. Ele condena especialmente as políticas keynesianas que procuram estimular a demanda, seguindo a lógica de que o seguro desemprego estimula a economia porque faz as pessoas gastarem. Isto é, o desemprego seria bom.

Eu acrescentaria que o maior problema da economia é o descolamento da moral que ocorreu desde que Adam Smith, que era professor de ética e tem um livro sobre moral, abandonou a moral para elaborar uma teoria econômica em que há ausência do ser humano. Smith também foi hipócrita ao defender que o governo deve favorecer o livre comércio (escrevendo contra o mercantilismo) para depois aceitar um trabalho no governo justamente de agente de alfândega, nunca criticando seu patrão.

De Smith, seguiu-se  Malthus (que coloca a culpa no aumento da população que até hoje é base de todas as teorias escatológicas como as relacionadas a Mudança Climática), Nassau Senior (primeiro professor da cadeira de política econômica de Oxford que defendia o trabalho infantil), David Ricardo (que defendia que apenas o trabalho justifica o valor das coisas e não o desejo das pessoas), Jeremy Bentham (que tentou automatizar o prazer e reduzir a definição de felicidade com o seu utilitarismo), Saint-Simon (que tentou eestabelecer um classe especial de pessoas, os industriais), Karl Marx (que automatizou a história e o ser humano), Ludwig von Mises (que ampliou a defesa do egoísmo de Smith e assim como Marx eliminou a religião e esqueceu a moral, para defender a acumulação de riqueza) e hoje, a economia está entre dois extremos (marximo e escola austríaca) que se encontram em uma coisa: eles odeiam a discussão da moral na economia.

Sou um estudioso da teoria distributivista que nasceu com a encíclica de Leão XIII, Rerum Novarum (foto acima), mas que há indícios de defesa em muitos autores antigos como John Stuart Mill e Simonde de Sismondi (sem falar em São Tomás de Aquino). Tenho um blog que dedico a apenas isso. Não é um blog para leitores (não traduzo os textos em inglês, por exemplo), uso apenas para colocar textos relacionados a teoria distributivista para continuar meus estudos. Mas se quiserem saber mais, acessem o Blog Bloco 11 Cela 18.

Nenhum comentário: