domingo, 9 de outubro de 2011

Onde Está Chen Guangcheng?

-

Primeiro, quem é Chen Guangcheng? Ele é um ativista cego que se formou como massagista e depois estudou direito por conta própria. Chen começou a defender agricultores com questões tributárias, na cidade de Linyi. Em março de 2005, depois de receber denúncias de esterilizações forçadas e detenções de pessoas que não seguiam a política chinesa de apenas um filho, Chen entrou com uma ação contra os agentes de Linyi.

A história de Chen foi descoberta pela Revista Time em 2005. Em 2006, a própria Revista Time colocou Chen entre as 100 pessoas que estavam mudando o mundo, ele estava na categoria de heróis. Depois da reportagem de 2005, Chen foi preso, sendo solto em 2010, mas seguiu em prisão domiciliar.

Em fevereiro de 2011, foi liberado um vídeo no qual a esposa de Chen mostra a casa deles sendo vigiada 24h. Depois deste vídeo grupos de direitos humanos dizem que o casal levou uma surra. Vejam este vídeo abaixo, que foi notícia na BBC na época:



Em julho passado, o Comitê de Assuntos Externos da Câmara de Deputados dos Estados Unidos aprovou por unanimidade apoio a Chen Guangcheng. 

Bom, agora, o site Life News relata várias fontes dizendo que Chen teria sido morto por agentes do governo, e  que nove pessoas que tentaram visitá-lo também foram detidas e estão desaparecidas.

A presidente da Women´s Rights Without Frontiers (Direitos das Mulheres sem Fronteiras), Reggie Littlejohn, disse (traduzo em azul):

“We are alarmed at the report that villagers are saying that Chen is already dead. If Chen is dead, then the Chinese Communist Party is fully responsible for killing him through torture, denial of medical treatment and slow starvation. If Chen is alive, we urgently demand that he and his family be released immediately and unconditionally, for medical evaluation and treatment.” (Nós estamos alarmados pelos relatos que dizem que Chen já está morto. Se Chen está morto, então o Partido Comunista Chinês é plenamente responsável por matá-lo por meio de torturas, negação de tratamento de saúde e por deixá-lo passar fome lentamente. Se Chen está vivo, nós exigimos que ele e sua família sejam libertados imediatamente de forma incondicional, para avaliação médica e tratamento).


(Agradeço a notícia ao site New Advent)

Nenhum comentário: