quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

As Freiras Sequestradas da Síria. Cadê os Crucifixos?


Você acha que estas mulheres da foto acima são freiras ou são muçulmanas? Elas são 12 freiras do convento de Santa Tecla que foram sequestradas no dia 2 de dezembro por radicais islâmicos da Síria. Os sequestradores querem a libertação de centenas de terroristas em troca das freiras. Elas não usam os crucifixos no pescoço, por isso parecem islâmicas.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse que houve " um aumento significativo e profundamente alarmante" de sequestros de figuras religiosas , jornalistas , ativistas e defensores dos direitos humanos por radicais islâmicos. Ele disse que as forças do governo sírio também têm se engajado em "detenção arbitrária e desaparecimentos de pessoas. "

O Arcebispo Boulous Yazigi da Igreja Ortodoxa Grega de Aleppo e o Bispo Yuhanna Ibrahim da Igreja Ortodoxa Síria foram sequestrados em abril. Não se sabe onde eles estão, nem se estão vivos.


Mas por que as freiras não usam crucifixos?

O escritor egípcio, especialista em Islã, que fala árabe, Raymond Ibrahim, respondeu a esta pergunta.

Ele diz que o Islã não permite a exibição exterior de outra crença que não a islâmica. É assim desde que o segundo califa Omar estabeleceu como se deve tratar os crsitãos no que é conhecido como Condições de Omar. Por exemplo, por estas condições, em terras muçulmanas, os cristãos devem se sentir subjugados, não podem se contrapor a um muçulmano, as Igrejas cristãs devem ser deixadas para serem destruídas pelo tempo (não se pode construir igrejas cristãs nem reformá-las), etc. O livro de Ibrahim, Crucified Again, (falei do livro aqui no blog) é baseado nas Condições de Omar.

O site de Ibrahim disponibilizou um vídeo em que as freiras pressionadas pelos sequestradores falam que estão sendo bem tratadas (como é costume sequestradores obrigarem as vítimas a relatar), que querem voltar para o convento, que estão rezando pela paz e agradecem pela preocupação de todos.

Eu não consegui ainda baixar o vídeo para o blog. Vou ver se faço isto mais tarde. Mas vocês podem assití-lo clicando aqui.

Rezemos pelas freiras.

ICXC NIKA.


(Agradeço o texto de Ibrahim ao site Jihad Watch).

Nenhum comentário: