terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Imigração Pode Destruir um País


A imigração é um problema complexo. É claro que, por questões humanitárias, os países devem abrir suas portas para aqueles que estão em extrema necessidade. Ver por exemplo o caso da Itália que recebe pessoas que fogem da Líbia, os Estados Unidos que recebem pessoas que fogem de Cuba, ou mesmo o Brasil que recebe pessoas do Haiti e Bolívia.

No entanto, a imigração traz o convívio com pessoas de culturas diferentes. E, infelizmente, como qualquer um que já leu sobre esta diversidade da imigração sabe, as pessoas de culturas muito diferentes costumam não se misturar. Os muçulmanos têm seus guetos em todas as capitais europeias, por exemplo. E os latinos têm seus guetos nos Estados Unidos.

Além disso, o país que recebe os imigrantes sofre pressões culturais e econômicas para atender estes imigrantes. Portugal conhece a pressão dos imigrantes brasileiros.

E mais importante, será que um país não tem o direito de proteger sua cultura? Será que a Europa deve permitir ser dominada pela cultura muçulmana? Será que os americanos devem permitir serem dominados pela cultura latina?

Lembrei desta questão ao ler que uma escola dos Estados Unidos resolveu que não celebrar o patriotismo porque isto ofenderia os imigrantes.

Os imigrantes se ofenderiam em celebrar quem os acolheu?

Muitos brasileiros ofendem os Estados Unidos por serem preconceituosos contra os latinos, mas ninguém recebe tantos latinos como os americanos.

E nós já começamos a sentir o peso da imigração. O Acre já quer fechar a fronteira para os haitianos.

Rezemos pelos imigrantes. Que eles encontrem abrigo, mas também respeitem o país que o recebem.


Nenhum comentário: