quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Salvando o Papa Francisco Dele Mesmo.


Desde o inicio do pontificado do Papa Francisco, os católicos (definidos como aqueles que conhecem o que significa ser católico) têm ficado muito confusos com diversas declarações. Eu já tive a oportunidade até no exterior de falar sobre isso, e eu sempre lembro que a primeira entrevista do Papa Francisco foi no Brasil, feito ao Fantástico para um repórter da GloboNews. Eu lembro que fiquei muito assustado quando o Papa Francisco disse que "não impota a religião que segue a escola, o que importa é a educação das crianças". Uma frase realmente grosseira ainda mais dita por um líder religioso, semelhante ao que diria um ateu ou pagão, que desvalorizava a religião, não entendia a importância da religião para as crianças e reduzia a importância das inúmeras escolas católicas no Brasil e a importância histórica delas.

Desde lá não faltam exemplos, muitos discutidos aqui no blog. Muitas frases confusas foram ditas e também muitas vezes o Papa silenciou quando devia ter falado.

Em todas essas ocasiões, eu tive a chance de ver como diversos católicos se comportavam.

Um caso interessante é o de Michael Voris, que durante o pontificado do Papa Bento XVI era bem críticos de bispos e cardeias que se comportavam como o Papa Francisco, e quando o Papa Francisco assumiu, Voris declarou publicamente que não iria jamais criticar o Papa Francisco. Desde esse seu anúncio, Voris tem sido pego em contradição várias vezes.

Os casos mais comuns, no entanto, são católicos conservadores que tentam salvar o Papa Francisco dele mesmo, tentando justificar qualquer afirmação dele, distorcendo o máximo que podem para incluir dentro da Doutrina e quando isso não é possível, dizem que o Papa deveria ser menos espontâneo e falar menos com a imprensa.

Durante o pontificado do Papa Francisco, eu deixei de ler textos de quem eu gostava de ler, pois não aguento a distorção e a fuga da Verdade em Cristo. Por exemplo, deixe de ler textos de Mark Shea, Jimmy Akin e padre Lucie Smith. E a fila só tem aumentado, tenho gostado cada vez menos do padre Longenecker, e do padre Robert Baron. São pessoas que eu respeito muito, e que de vez em quando eu leio (à exceção de Shea que ficou ridículo), mas que se perderam na tentativa de salvar o líder da Igreja.

Devemos entender que o Papa, é o representante máximo de Cristo entre nós, mas que ele também deveria entender e ser fiel a isso, e que, mesmo sendo o líder máximo, nós, pela Doutrina da Igreja, somos livres para criticá-lo e até condená-lo, com caridade e olhando para a Verdade de Cristo.

Até santos tiveram seus pecados, que a Igreja reconhece.

Eu lembrei disso, porque o site The American Catholic fez um brincadeira com esses católicos que tentam salvar o Papa Francisco dele mesmo.

O título do post do The American Catholic é Futuro Post do jornal National Catholic Register: Nove Coisas para Saber Sobre o que Disse o Papa sobre Satanás.

A hipótese é que o Papa teria dito que "Satanás fez um acordo cru com Deus". Daí, depois dessa frase do Papa, entram em campo os salvadores do Papa. Eles então usam as possíveis 9 respostas.

1. É possível que tenha ocorrido um erro de tradução. A frase em italiano coloquial que o Papa utilizado para acordo cru também pode ser entendida como "negócio de mau gosto".
2. O Santo Padre falava com humor. Quando o padre Lombardi, porta-voz do Vaticano foi questionado sobre isso, ele apenas sorriu, deu de ombros e foi embora.
3. Se o Papa fala a sério, talvez ele tinha a intenção de transmitir como Satanás estava olhando para a situação. Os pecadores não fazem um acordo cru? Desse ponto de vista, a declaração do Papa foi correta, embora incompleta.
4. Devemos lembrar que este é o ano de misericórdia e, talvez, o Santo Padre estava tentando dizer que a misericórdia de Deus se estende até mesmo para Satanás.
5. O Vaticano negou que esta declaração constitui uma mensagem de que tudo que faz o Satanás está perdoado
6. O Papa não está revertendo um ensinamento da Igreja sobre Satanás. No máximo, é um desenvolvimento menor que o Papa pode ou não expandir.
7. Esta declaração não foi feita ex cathedra, mas deve ser tratada com respeito pelos católicos.
8. Os jihadistas islâmicos que agora estão chamando fiéis católicos de adoradores do diabo estão interpretando mal a fala do Papa.
9. Eu não sou pago o suficiente para falar sobre isso.

É engraçado o que fez o site The American Catholic, mas seria mais engraçado se as declarações confusas (para dizer o mínimo) do Papa fossem menos corriqueiras. Quantas vezes eu li os itens 1 e 6, por exemplo? Vi demais, muito além do que eu gostaria.

Eu não gosto de papas silenciosos, gosto deles falando a Verdade de Cristo todo tempo, mas se é para jogar dúvida e confusão, é melhor silenciar.

Rezemos pelo Papa Francisco.

Um comentário:

Vic disse...

Realmente os católicos mais conscientes estão preocupados e a "carta aberta de uma arcebispo sobre a crise na Igreja", de D Jan Pawel reflete o pensamento de muitos cardeais e bispos que não se amoldam ao politicamente correto e são mal vistos pelos inimigos da Igreja, ao contrario dos Kasper, Maradiaga, Kung & Ass. e o proprio Vaticano no presente.
Temos que rezar muito pelo papa Francisco, concordando, pois parece que Satã está deitando e rolando, senão ocupando governos por meio de pessoas, dominando o povo sem pastores, quase todos acuados, temerosos ou não sei o quê, o que parece, como os social-marxicomunistas, caso Brasil, França, EUA etc..
Alguns raros padres discordam dele em público, sem o ofender, de forma dócil, mas resistente.