segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como se Faz Oposição por Princípios




Acima é uma foto do vídeo no youtube em que Nigel Farage, no dia 24 de novembro passado, detona o presidente do Conselho da União Européia (Herman van Rompuy) e toda a idéia de União Européia, com frases como: "Nós não queremos esta bandeira (se referindo à bandeira da União Européia)" ou "Que Diabos vocês pensam que são (para falar sobre quando os países podem ter eleições gerais)"?

Farage ensina como se faz oposição sem medo, sem apego ao cargo, apenas pelos princípios.

Traduzo livremente o vídeo abaixo, para vocês terem uma idéia disso:

Mesa debatedora: Mr. Nigel Farage, falando sobre Liberdade e Democracia

Farage: "Bom dia, Mr. Herman Rompuy (presidente do Conselho Europeu), você está no cargo por um ano e durante este período todo o edifício está começando a desmoronar, há caos, os recursos estão acabando, eu deveria agradecer a você. Você deve ser talvez o rapaz modelo (pin up boy) para o Euro tomar seu caminho. Apenas olhe essa Câmara nesta manhã, olhe os rostos, olhe o medo, olhe a raiva, Paul B disse que parece que ele viu um fantasma. Eles começam a entender que o jogo acabou. E no desespero para preservar seus sonhos (cargos), eles querem acabar com qualquer traço de democracia do sistema.

Está bastante claro que nenhum de vocês aprendeu nada. E você mesmo, Mr. Rompuy, que disse que o Euro trouxe estabilidade. Eu acho que posso aplaudir você, por ter senso de humor. Mas isto é apenas uma mentalidade de bunker (trincheira de guerra). Seu fanatismo é público. Você fala que é mentira que uma nação poderia existir no século 21 com o mundo globalizado. Bem, isto pode ser verdade para a Bélgica (país de origem de Rompuy), que nem teve governo por seis meses.

Mas pelo resto de nós, todos os cidadãos de todos os membros dessa União, talvez seja por isso que você vê o medo nos rostos, a grande maioria das pesssoas diz:

"nós não queremos esta bandeira, nós não queremos o hino, nós não queremos esta classe política, nós queremos que tudo vá para a lata de lixo da história".

E nós tivemos a grande tragédia no começo deste ano e agora nós temos essa situação na Irlanda. Agora, eu sei que a estupidez e ganância dos políticos da Irlanda tem muito a ver com isso. Eles nunca, nunca mesmo, deveriam ter se juntado ao Euro. Eles sofreram com as baixas taxas de juros, um falso boom econômico e um depressão massiva.

Mas olhe a sua resposta para eles, você disse que seria inapropriado ter uma eleição geral, e o Comissário aqui que disse que eles tinham que concordar primeiro com o orçamento, para serem permitidos ter uma eleição geral. Apenas, que diabos vocês pensam que são? Vocês são pessoas muito muito perigosas mesmo. As obssessões de vocês para criar essa zona do Euro, significa que vocês estão felizes em destruir a democracia dos países.

Vocês estarão felizes com milhões e milhões pessoas estarem desempregadas e pobres. Milhões de pessoas poderão sofrer para que seus sonhos com Euro possa continuar. Mas não funcionará, porque Portugal é o próximo, com seu elevadíssimo nível dívida de 75% do PIB. E depois disso, eu suspeito que será Espanha. E ajuda para Espanha teria de ser 7 vezes maior que a ajuda para Irlanda. Neste momento, todo o dinheiro para ajuda terá acabado. Mas é pior que economia, porque vocês roubaram a identidade das pessoas roubaram a democracia, e tudo que sobrou foi nacionalismo e violência. Mas eu realmente espero e rezo que antes disso, o mercado destrua o projeto Euro."

Mesa debatedora: Obrigado, próximo palestrante...

Nenhum comentário: