quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Donuts para Pretos, Latinos, Brancos e Asiáticos



Geralmente, são os movimentos de esquerda que conseguem lotar as ruas de pessoas contra a Guerra do Iraque, contra o G-20, contra a OMC, a favor da Mudança Climática, etc. A vasta maioria das ONGs são de esquerda. Isso ocorre em qualquer país do mundo.

Mas, nos Estados Unidos, os conservadores têm força nas ruas também. O que é excelente para o debate democrático. O maior exemplo disso é o Tea Party, movimento que reúne muitas pessoas que não são ligadas nem a sindicatos nem a ONGs. Os estudantes americanos conservadores também conseguem se mobilizar e mostrar força com impacto internacional por vezes. É o caso dos estudantes da Universidade de Bucknell  - The Bucknell University Conservatives Club (BUC).

Eles fizeram uma atitude inventiva para levantar o debate sobre a imposição do governo para que as universidades tivessem cotas de acordo com as raças.

Os estudantes montaram uma banca de venda de donuts com preços diferentes para asiáticos, pretos, latinos e brancos. Os asiáticos pagavam mais (pois se exige mais deles para que ingressem nas universidades, supondo que eles são melhores em ciências), os brancos vinham em seguida e os pretos e latinos pagam bem menos da metade do preço. Era uma alusão às facilidades diferentes para se ingressar nas universidades americanas devido à política forçada de cotas. A abordagem dos estudantes é de que se a universidade deseja fazer cotas, que faça, mas não pode ser imposto pelo governo, que deve tratar todos igualmente. E no fim, a política de cotas é racismo.

A administração da universidade quis proibir a venda de donuts. Os estudantes conseguiram então o apoio da  Foundation for Individual Rights in Education (FIRE), para ajudar na argumentação contra a imposição da administração. Ótimo, há uma fundação estudantil para defender os direitos individuais.

John Stossel reproduziu as ações dos estudantes vendendo bolinhos nas ruas de Nova York. Veja o relato dele aqui.  Vejam também um vídeo da Fox que mostra o que Stossel fez e também mostra a administração da Bucknell fechando a venda de donuts, aqui.

Como diz Megyn Kelly, geralmente se fala que as universidades são um campo aberto para o debate, mas parece que é só para o debate que seja do gosto da esquerda.

Nenhum comentário: