domingo, 14 de novembro de 2010

Venda de Carbono





A Chicago Climate Exhange (CCX) anunciou que irá fechar suas portas para comércio de emissão de carbono no próximo mês. A CCX foi criada em 2003 e foi o primeiro mercado voluntário de carbono no mundo. Seu fundador, Richard Sandor, foi eleito o Pai do Planeta pela revista Time em 2002, e em 2007 foi denominado o Pai do Comércio de Carbono. Sua fundação, inclusive, contou o apoio do então senador Barack Obama.

Com a crise de credibilidade da ciência da mudança climática (tratei aqui neste blog de várias causas dessa queda de credibilidade, como o os erros grosseiros das análises do IPCC e o vazamento dos emails na principal centro de pesquisa climática do Reino Unido) que provocaram o fracasso da reunião de Copenhague  em 2009 e a não aprovação da lei de cap and trade (limitar as emissões para criar comércio de carbono) nos Estados Unidos, a CCX não resistiu.

Se Obama tivesse conseguido aprovar a lei, a CCX estaria nadando em dinheiro hoje.

O jornalista Christopher Booker fala que falta convencer os políticos que a ciência de mudança climática tem de rever fortemente suas análises para readquirir força para orientar as políticas governamentais e privadas.

Com dinheiro mandando na ciência não se faz ciência.O lobby político e empresarial do desenvolvimento sustentável é muito forte. Exigirá muita cientista isento e muita perda de credibilidade para superar todo a grana que vem desse lobby.

Muitos analistas e cientistas que conheço, muitos eu respeito, entraram muito rápido na defesa da mudança climática, abandonaram os "porquês", "como", "para quem". Largaram a dúvida que deve orientar qualquer cientista.

Nenhum comentário: