quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Obama já é Pato Manco?





Pato manco (lame duck) é uma expressão usada nos Estados Unidos para descrever políticos, especialmente congressistas e presidentes da república, em fim de mandato. Depois que as eleições foram realizadas, geralmente se tem uns dois ou três meses de interstício para que assumam os novos representantes.

O atual congresso e presidente brasileiros seriam chamados de patos mancos. Nos Estados Unidos, houve eleição para vagas no senado e na câmara, então, o congresso americano é um lame duck.

Muitas pessoas nos Estados Unidos não gostam desse período, acham-no perigoso para aventuras legais do Congresso por meio de emendas para satisfazer lobistas ou grupos de interesse. Geralmente, o presidente americano é comedido no período de lame duck.

O presidente Obama não está ainda no seu período de lame duck. Isso só acontecerá caso se candidate e perca a eleição em 2012. Se vencer em 2012, será um lame duck apenas no final de 2016.

Mas muita gente já deseja que ele não se candidate em 2012. A grande maioria do povo americano acha isso. Veja, por exemplo, pesquisa do Daily Progress de 1 de novembro de 2010 abaixo:



Dois estrategistas políticos do partido do Obama (Partido Democrata), Douglas Schoen e Patrick Caddell,  defenderam no Washington Post neste mês que Obama não deveria procurar se reeleger. O argumento deles é que o país está em forte crise financeira e passa por dificuldades na política externa. O povo americano está ansioso sobre o futuro. Obama conseguiria o coração do povo se deixasse de lado as ambições pessoais e procurasse não se reeleger em 2012, centralizando o restante do seu mandato na solução dos problemas da nação. Para os estrategistas, se ele não fizer isso, enfrentará grande oposição política no Congresso Americano, e não conseguirá se concentrar nos problemas reais.

Será que Obama que assumiu o poder quase como um messias, que ganhou um nobel da paz sem fazer nada, está disposto a deixar de lado as ambições pessoais? Eu não sei, só sei que ele está perdendo apoio até entre os democratas.

Ontem,  uma pesquisa do Zogby International ,que é notícia em todo os Estados Unidos, mostrou que apenas 39% dos americanos aprova o trabalho do Obama e que Obama perderia para três candidatos republicanos se a eleição fosse hoje: Mitt Rommey, Newt Gingrich e Jeb Bush. Sarah Palin está se aproximando, praticamente empatada.



O pior é que ele começa a perder apoio entre os próprios democratas. O apoio dos democratas ao presidente caiu de 78% para 72% em apenas uma semana.

Como Obama fará para se livrar da aparência de pato manco?  Para mim, desistindo da reeleição ele pode estar aceitando ser pato manco. Movendo-se para a direita pode ser que consiga mais apoio do eleitorado, mas desistirá da grande força que o elegeu: a extrema-esquerda. Se a economia melhorar, as coisas podem ficar mais auspiciosas para ele, mas o povo terá que entender que se trata de uma melhora vindo de sua política econômica. 

Mas o Partido Republicano não lhe dará folga em nenhuma circunstância. Isso é bobagem.

Nenhum comentário: