sábado, 3 de dezembro de 2011

A Alemanha é a Culpada da Crise na Europa

-

George Friedman (foto acima), presidente do Stratfor Global Intelligence, deu ontem uma entrevista muito interessante sobre a crise na Europa. Ele traz uma nova perspectiva. Vou traduzir parte da entrevista em azul abaixo, depois eu faço um rápido comentário. O entrevistador é Colin Chapman.


Colin: A produção industrial na china caiu para o menor nível em três anos, a Rússia está preocupada com os investimentos, a Austrália tem feito corte de gastos, tudo por causa da crise na Europa. Seja bem-vindo George Friedman. Parece que tudo mudou.

George: Bem, todos estão focados na crise financeira na Europa, mas eu estou preocupado com os problemas mais profundos, como a idéia de livre comércio. Do meu ponto de vista, um dos problemas que causou esta crise financeira foi o fato de que a União Europeia foi construída em torno do  segundo maior exportador mundial, a Alemanha. Ao invés de ter saldo positivo do comércio, os países periféricos na Europa tinham saldo negativo do comércio porque a Alemanha estava enviando metade de suas exportações para esses países. Alemanha depende desses países. A menos que esses países se tornem competitivos, eles ficarão oprimidos pelo fluxo comercial. Então todo mundo tem falado sobre como absurdo o gasto social do sul da Europa foi, a outra maneira de olhar para ele é ver o tamanho da economia deles. Poderá a Europa continuar, em outras palavras, com o livre comércio puro? É possível resolver a crise financeira subjacente, o desequilíbrio entre despesas e do tamanho da economia, sem algum grau de proteção. Temos que lembrar que os alemães se desenvolveram em um ambiente protegido. Assim fizeram os japoneses. Os chineses, hoje, fazem da mesma forma. Nós não vivemos em um mundo de livre comércio, ou pelo menos não temos vivido em um, você sabe, por muito tempo.

Colin: É verdade, há sindicatos defendendo protecionismo. Mas se isso acontecer, haverá o que os economistas chamam de  “beggar thy neighbor” (empobreça seu vizinho).

George: Eu tenho uma grande planta industrial, a Alemanha diz. Parte da razão de eu ter essa planta industrial é que eu fui capaz de protegê-lo em 1950, quando eu estava me desenvolvendo. Eu vou usar essa planta para vender produtos. Devo vender produtos porque a minha planta industrial é muito grande para o consumo interno. Se a Alemanha não exportar, vai acabar com de 15 a 20 por cento de desemprego.  Assim, a Alemanha não permite proteção temporária dos países. A situação na Europa é bastante desastrosa. Você tem uma elite política que se dedica a idéia de Europa junta. Por elite política, eu quero dizer não apenas os políticos, quero dizer os banqueiros, quero dizer, os jornalistas, eles comprometeram-se com a idéia de que a Europa tem de sobreviver. 


Por outro lado, Ambrose Evans-Pritchard defende a Alemanha, e diz que os alemães são as maiores vítimas do projeto de União Européia. 

Achei realmente bem interessante as respostas de Friedman. Mas acho que há um problema bem mais profundo ainda do que livre comércio: democracia.  

Na verdade, a maior vítima da idéia de União Européia é a democracia. Os cidadãos de cada país devem poder decidir sobre seus problemas e sobre suas indústrias. Historicamente, a Europa se desenvolveu mais quando competiu entre si.

Nenhum comentário: