terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Economia Americana em 7 Gráficos


Ontem, eu li que a campanha eleitoral do Obama para reeleição evitará assuntos relacionados à economia. Focará na retórica de que Obama é o defensor dos pobres contra os mais ricos. Ele olharia para os marginalizados, enquanto os do partido de oposição defendem os banqueiros e os ricaços.

Acho que não vai dar certo pelo simples fato de que Obama se elegeu com mais que o dobro de apoio financeiro dos banqueiros do que tinha seu adversário na última eleição (John McCain). E praticamente toda semana, Obama janta com ricaços pedindo dinheiro para sua campanha. Além disso, a economia é um grande fator para eleger um candidato. Apesar de eu detestar a eleição de qualquer pessoa por fatores puramente econômicos, acho que, apenas se a economia americana melhorar, Obama terá alguma chance.

Obama não tem muito o que mostrar em termos de resultados econômicos até agora. Na verdade, como mostra a charge de Michel Ramirez (site Townhall) acima, das promessas de Obama de redução do desemprego, crescimento econômico e redução da dívida, resultou apenas em muito aumento da dívida pública (atualmente em mais de 15 trilhões). Os resultados econômicos da administração Obama são péssimos.

Ontem, o site American mostrou 7 gráficos reveladores, reproduzo-os abaixo:

a) Taxa de Desemprego. A linha azul escura era a previsão da Administração Obama para aprovação do pacote de estímulo. A linha azul clara era  previsão da Administração para assustar o público, caso o pacote não fosse aprovado. O pacote foi aprovado. Mas os pontos vermelhos que dizem o que ocorreu de fato com a taxa de desemprego mostram que o pacote não deu certo.


2) A verdadeira taxa de desemprego. Atualmente, a taxa de desemprego nos Estados Unidos é de 8,6%, mas isto esconde o fato de que muitas pessoas deixaram de procurar emprego. Isto é, a taxa caiu muito, porque as pessoas respondem que não estão procurando emprego. Então, não são consideradas desempregadas. A taxa de desemprego real seria por volta de 11%.


3) Debate ideológico. Obama costuma dizer que baixar impostos só ajuda os ricos. Mas um trabalho de dois economistas (Bruce Mayer e James Sullivan) mostra que durante o período de impostos baixos (1980 a 2008) a renda cresceu mais do que 50%.


4) Debate ideológico 2. Obama costuma dizer que a desigualdade aumentou durante o período de impostos baixos. O gráfico abaixo, no entanto, mostra que a porção da riqueza dos 1% mais ricos caiu.


5) Comparação entre períodos de recessão. O gráfico abaixo mostra que a administração Obama é a pior em termos de recuperação da economia após um período de recessão.


6) Recuperação pela taxa de desemprego. Em termos de taxa de desemprego, a administração Obama também é a pior pós fundo de poço econômico.


7) Cenário da dívida pública com efeitos fiscais. O gráfico mostra como a dívida deve evoluir com os estímulos fiscais. Hoje, a percentagem da dívida no PIB americano é de 100%. Isto é, a dívida equivale a todo o PIB.



(Agradeço a indicação do blog American ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: