terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Para Onde Vai o Hamas?

-

Muito interessantes e importantes, duas reportagens do Jerusalem Post sobre o efeito da crise na Síria no Hamas, grupo terrorista que domina a Faixa de Gaza.

O Hamas, apesar de ser muçulmano sunita, é financiado pelo Irã e ajuda militarmente pela Síria e pelo Hezbollah. Mas agora o Hamas está com  problemas, depois de não ter mostrado apoio ao presidente da Síria Bashar Assad, que anda assassinando milhares de compatriotas. Por conta disso, o Irã, que apóia Assad,  começa a financiar outro grupo terrorista na Faixa de Gaza: o Jihad Islâmica (símbolo acima).

É o que diz uma reportagem de Yaakov Katz no Jerusalem Post.

Jihad Islâmica é uma dissidência do Hamas e tão ou mais terrorista que o Hamas, que quando venceu as eleições na Faixa de Gaza, em 2007, matou e expulsou os membros do partido Fatah, o qual agora domina a Cisjordânia. Isto é, os palestinos têm dois partidos líderes que dominam duas diferentes áreas.

O Hamas está tirando sua base de apoio na Síria. Para onde está indo?

Outra reportagem do Jerusalem Post mostra que há uma boa chance dele estar se movendo para o Egito, onde está fabricando foguetes para atacar Israel. Com a chegada ao poder da Irmandade Muçulmana no Egito, as chances aumentam.

Mas terá o Hamas o mesmo destino que ele provocou ao Fatah na Faixa de Gaza, verá seus membros mortos e expulsos pela Jihad Islâmica?



(Agradeço a indicação das reportagens do Jerusalem Post ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: