quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Eleições Americanas: Newt Gingrich Novo Líder

-

Vejam como está movimentada as eleições nos Estados Unidos. Abaixo, vai um gráfico do Instituto Gallup de quem foi líder nas pesquisas entre os candidatos republicanos que disputarão com o Obama no próximo ano. Três candidatos já foram líder nas pesquisas (Romney, Perry, Cain), no momento a vez é de Newt Gingrich (foto acima).


Eu já falei aqui dele. Em suma, as grandes qualidades dele são a experiência, a capacidade de articular idéias e a performance nos debates. O grande defeito é que na sua longa carreira, ele já fez muita bobagem. Além disso, pessoalmente, Gingrich traiu sua primeira esposa nos anos 90 (isto não pega nada bem entre os eleitores conservadores).

Abaixo, vai um vídeo de campanha de outro candidato (Ron Paul), que mostra que Gingrich já apoiou a idéia de mudança climática provocada pelo homem (hoje diz que foi um erro), já apoiou a obrigação de exigir plano de saúde de todo mundo (um grande erro do Obama que todos os republicanos atacam), e já foi contra o orçamento público elaborado pelo próprio partido (um erro realmente estúpido).



Mas certamente, Gingrich é melhor que Romney, o candidato que sempre esteve entre os primeiros, como mostra o gráfico acima.

Como já falei aqui, se eu fosse eleitor americano, meu candidato seria Rick Santorum. Ele não tem muitas chances, é ainda pouco conhecido pelos eleitores americanos e não tem apoio financeiro.

No entanto, o Gallup também mostrou um pesquisa interessante que mostra o candidato avaliado por favorabilidade líquida. Isto é, analisa-se a diferença de porcentagem de favorabilidade. Se 70% são favoráveis a um candidato e 40% não são, o candidato tem 40% de favorabilidade líquida. 

Santorum é conhecido por apenas 60% dos eleitores, enquanto os outros são conhecidos por mais de 80% dos eleitores. Quando se conhece ele, ele ganha muito. Santorum está em terceiro lugar em favorabilidade líquida. 

1. Newt Gingrich, +44 percent (68% favorável, 24% não favorável)
2. Mitt Romney, +42 percent (67 to 25%)
3. Rick Santorum, +31 percent (58 to 27%)
4. Herman Cain, +28 percent (60 to 32%)
5. (tie) Michele Bachmann, +21 percent (56 to 35%)
5. (tie) Ron Paul, +21 percent (56 to 35%)
5. (tie) Rick Perry, +21 percent (55 to 34%)
8. Jon Huntsman, +15 percent (49 to 34%)

Quem sabe, Santorum ainda suba bastante. Mesmo se ele não consegui ser o candidato para disputar com Obama, será um grande feito se ficar em terceiro lugar no partido, pela fragilidade do poder financeiro de sua camapanha.

Se Gingrich ganhar e for vitorioso contra Obama, será o segundo presidente católico dos Estados Unidos, depois de John Kennedy. Ele se converteu ao catolicismo no ano passado.Ontem, ele falou de forma muito bonita que a Eucaristia lhe dá paz.

Atualmente as pesquisas mostram que Gingrich bateria Obama em uma eleição entre eles, 45% contra 43%.

Acho que Gingrich tem uma boa chance de ser o nomeado para disputar contra Obama, mas de qualquer forma, que vença aquele que vai manter os Estados Unidos forte e defendendo os valores cristãos, o que o Obama não fez.

Nenhum comentário: