terça-feira, 29 de julho de 2014

Melhor Falar desta Camisa do que da nova Entrevista do Papa


A camisa acima está a venda no site UCatholic, ela traz o símbolo de cristãos usado pelos terroristas islâmicos que estão na Síria e no Iraque. Usar a camisa é uma forma de aceitar e dizer: somos mesmos cristãos, vivemos por Cristo!

O símbolo representa a letra N de Nasara (Nazarenos, como os islâmicos conhecem os cristãos)

Eu já comprei duas para mim, o site diz que a venda das camisas vai ajudar os cristãos do Oriente Médio. Não tenho certeza se o dinheiro chegará a eles, mas quero usar com orgulho esta camisa.  O site Big Pulpit diz que em apenas um dia se arrecadou 3 mil dólares com a venda das camisas, que custam 20 dólares (para o Brasil, o frete encarece bem o produto)

Aliás, pergunto-me se eu usaria esta camisa se estivesse na Europa. Não precisa estar no Oriente Médio mais para sofrer represálias de muçulmanos por usar símbolos cristãos. No dia que um muçulmano decapitou um soldado inglês em plena Londres em plena luz do dia, eu estava em Londres e usava uma blusa que estava escrito Catholic.

Se você caminhar com esta blusa do símbolo cristão N nas ruas de Londres certamente passará por muito muçulmanos. Acontecerá o mesmo em Paris, Bruxelas, Berlim, Roma, Madri...

Nos Estados Unidos, ainda há poucos muçulmanos comparado com a Europa e há ainda menos no Brasil. Então é mais tranquilo, mas de qualquer forma, é perigoso.

Bom, preferi falar desta minha compra do que da nova entrevista do Papa Francisco em que ele diz coisas do senso comum, que você encontra na Revista Caras (como pais têm brincar com os filhos e  é bom para os jovens terem emprego), e também coisas assustadoras como "a pior coisa é proselitismo religioso, que paraliza". Isto é, atenção, missionários cristão! o Papa não gosta do trabalho de vocês. 

Será que vai aparecer alguém para defender esta frase do Papa Francisco? O que teria acontecido com o Brasil se os jesuítas não tivessem feito proselitismo religioso e esperassem apenas que os índios e negros descobrissem por si só o que é a Igreja e achassem legal e decidissem entrar? O Papa não quer ensinar que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo. Pior, acho que ele não acredita nisso.

Meu Deus do céu. Marana tha!


12 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo,
Salve Maria!
Não que eu queira julgar o Papa, mas ao que tudo indica, ele está completamente enganado. Seria má formação religiosa ou má vontade mesmo? Não sabemos. Se ele lesse o catecismo talvez evitaria muitos mal-entendidos. Permita uma correção: ler apenas não basta: antes é necessário o dom da Fé, virtude teologal infundida em nós por Deus. De toda forma, uma leitura sincera ajudaria muito...
Você que entende mais que eu de religião Católica, amigo, não seria a hora dos leigos católicos suplicarem ao Papa para ele parar com essas críticas aos que lutam para serem bons católicos? Adiantaria alguma coisa escrevermos ao Papa? Acho que os religiosos estão com as mãos atadas, visto que se fizerem isso, seriam impedidos de continuar o apostolado.
Por prudência, prefiro encerrar o comentário por aqui. Rezemos pelos cristãos perseguidos, pois se esperarmos ajuda da alta cúpula, não sobrará um sequer...
A Paz do Senhor,

Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caríssimo Gustavo,

Já li muitos textos de padres, bispos e até cardeias completamente perdidos e desestimulados com as ações e as palavras do Papa em entrevistas. Outros dão conta que o Papa não ouve ninguém no Vaticano (ele mesmo reconheceu isso quando disse que 97% do Vaticano foi contra a reunião que o Papa fez com muçulmanos e judeus).
Bom, acho que temos um Papa que não gosta muito de ouvir.
Quando ele se tornou Papa, ele disse que preferia ouvir críticas a elogios. Eu sempre duvidei de meus chefes quando eles diziam isso para mim, duvidei também do Papa.

Rezemos por ele e pela Igreja.

Abraço,
Pedro Erik

Nik disse...

Pedro, sobre o risco de se portar esta camisa em Londres, especificamente lá, partilho minha preocupação quando, 20 dias atrás, meu filho de 9 anos embarcou com minha irmã, para conhecer a terra da Rainha. O vídeo daquele louco, ensanguentado que acabara de degolar um inocente me perturbou por alguns minutos enquanto nos despedíamos no aeroporto. É que meu filho levava orgulhoso no pescoço uma simples cruz de madeira, do tipo que as crianças ganham quando completam o primeiro ano da catequese. Desfeito o medo irracional (?) por um ataque, temi com mais fundamento que ele fosse motivo de bullying na rua, o que seria desastroso naquele coração tão entusiasmado com a descoberta da fé e da Igreja a qual pertence.

Nik disse...

Pedro, não tenho outro jeito. Vou deixar aqui links para uns pedaços de artigos do Chesterton comentando sobre o Islã que achei outro dia, talvez sejam úteis. Receio que careçam de comprovação da fonte, todavia, seguem.

http://chestertonandfriends.blogspot.com.br/2006/02/chesterton-on-islam_06.html

http://thinplaces.wordpress.com/2010/05/17/chesterton-on-islam/

http://islamdom.blogspot.com.br/2007/01/chesterton-on-islam.html

Deste livro, que não conhecia sobre GKC, algumas citações curiosas.

http://books.google.com.br/books?id=xqKRAgAAQBAJ&pg=PA104&dq=chesterton+and+mohammed+islam&hl=pt-BR&sa=X&ei=YkfZU4ThM6vmsASnrYDoCA&ved=0CCgQ6AEwAA

Fora do contexto, na Wikipedia, seleção de frases sobre o islã, por não-muçulmanos.

http://wikiislam.net/wiki/Quotations_on_Islam_from_Notable_Non-Muslims

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, meu amigo Nik.
Sobre seu filho, muito obrigado por compartilhar sua história. Eu diria que com os meus eu tento ensinar desde cedo que a verdade é Cristo mas que eles se preparem para a guerra cultural para defender Nosso Senhor. O mundo não é o lugar dos cristãos, somos exilados.
Obrigado pelos links.
Abraço
Pedro Erik

Estanislau Tallon Bozi disse...

Meu Amigo,

Como se faz para adquirir a camisa estando no Brasil?

Muito obrigado!

Abração,

Stan

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Stan,

Não muda muito comprar para entregar no Brasil. O problema é o frete que encarece muito a camisa. Além disso, deve-se ter um cartão de crédito que possa fazer compras internacionais. Ou deve-se cadastrar no Pay Pal.

Se você tiver dificuldade, eu posso comprar para você, lhe envio e você me envia o dinheiro depois.

Acho que um camisa sai mais ou menos por R$ 110,00. Fica um pouco caro.

Eu comprei duas e vou pagar R$ 181,00.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Estamos realmente em um tempo onde quem mais devia zelar pelo certo resolveu dormir. O perigo de usar essa camisa na Europa mostra essa realidade em relação às autoridades europeias, que permitiram que se chegasse a tal situação e nada fazem para resolver. E a nova entrevista do Papa só confirma que esse espírito de desleixo e até de sabotagem chegou ao lugar mais improvável.
O Papa Francisco é semelhante à CNBB e outras conferências episcopais da América Latina. Quem conhece essas conferências, conhece ao Papa Francisco. Quem conhece a forma como pastoreiam, conhece também a atitude pastoral dele e o nível do zelo teológico e doutrinal dele.
Isso que me deixa cético quando leio alguém dizendo que os cardeais estão surpresos com as atitudes dele e tomarão essa perplexidade como exemplo para o futuro. Os cardeais que o elegeram não podem estar surpresos, ou será que não o conheciam? Temo que a crise seja mais profunda que o que parece e que pode prosseguir após esse papado.

André

Pedro Erik Carneiro disse...

A crise é bem profunda, realmente, André. Temo pelo futuro da Igreja. Mas sei que desespero é pecado, denota falta de fé na vitória de Cristo. Por isso uso o lema ICXC NIKA.

Tivemos papas bem piores no passado, e a Igreja se superou, com ajuda de inúmeros santos e leigos.Rezemos pela Igreja. Ela precisa de nós. E nós dela.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

É verdade, Pedro. Rezemos.
Um abraço.
André

CMANU disse...

Julgar, julgar e julgar. Será que não aprenderemos nunca? ... Provavelmente não. Ou aprenderemos, e depois esqueceremos o aprendizado. É uma luta constante seguir os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não tem absolutamente NADA que o Papa tenha dito segundo o artigo inicial, que o tenha desabonado. NADA!
Meu Deus! Os corações de vocês estão carregados de coisas ruins. Só podem.
Que Deus tenha misericórdia de nós, e do mundo inteiro.

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro CMANU,

Este sua abordagem de não julgar é muito frágil.
Lembre Jesus chamou muita gente de sepulcro caiado e chamou o próprio São Pedro de demônio.
Se não julgarmos o certo e errado aceitaremos o pecado.
Abraço.
Pedro Erik