quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bush já faz falta


Os americanos discutem política e valores sociais como em nenhum lugar do mundo. E essa discussão faz com que os políticos fiquem extremamente atentos ao seus comportamentos e seus discursos.

O Obama rapidamente perdeu popularidade depois de uma vitória considerada por muitos como histórica. O cara até recebeu Prêmio Nobel, sem ter feito nada. O mundo gostou de Obama, os Estados Unidos discutem seu comportamento e já sentem saudades de Bush, como mostram os números acima entre os eleitores do estado de Ohio. 50% preferem o Bush ao Obama.

O maior problema que afeta os americanos hoje é a crise econômica que ameaça voltar.  Mas isso não explica os números acima muito bem. Obama está batendo recorde de aumentos de gastos públicos, o país está se direcionando para a falência, mas Bush não chega a ser assim um republicano típico em termos de política econômica. Muito pelo contrário, a era Bush foi marcada por muito crescimento econômico por muito tempo, uma crise gigantesca no final e muito gastança de dinheiro público. Tudo bem, Bush enfrentou um Congresso com maioria do partido Democrata (geralmente mais gastador do que os republicanos), mas Bush não soube conter o crescimento das despesas públicas.

No Brasil, poderíamos ser mais atentos ao o que governo pretende fazer com o dinheiro público. Precisamos urgente do espírito cívico dos americanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

-tiago teixeira.