domingo, 19 de setembro de 2010

Esqueçam o Aquecimento Global


O consultor científico de Obama, John Holdren (foto) disse que as pessoas deveriam deixar de usar o termo "aquecimento global" e passar a usar "global climate disruption". Talvez possamos traduzir esse termo por  "ruptura global do clima".

Obama não conseguiu aprovar a legislação sobre mudança climática e não há aquecimento global desde 1998. Desde esse ano, as médias de temperaturas caem. Ao retirar o termo "aquecimento" e colocar ruptura, Holdren deixa aberto a possibilidade de que a mudança climática pode ser esfriamento, mas continua reforçando a necessidade de uma legislação ampla que gerencie as crises supostamente provocadas pelo clima que também é supostamente perturbado pelo homem.

Para que se trate o problema da mudança climática, além da alteração climática, deve-se provar que essa alteração é provocada pelo homem. Os dois fatos são muito difíceis de provar cientificamente. A ciência está longe de ser estabelecida.

Há uma descrença generalizada no mundo em relação a idéia de mudança climática, especialmente nos países desenvolvidos que pagarão a conta de qualquer política global sobre o clima. Uma mudança de nome não altera as razões da descrença.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nosso grupo - NEPA - acaba de concluir uma pesquisa de avaliação da percepção ambiental da sociedade - Região da Grande Vitória (ES) - de modo a avaliar a problemática (causas, efeitos, prós e contras) das Mudanças Climáticas.Temos interesse (nosso grupo não tem fins lucrativos) de apoiar iniciativas semelhantes em outras capitais.

Núcleo de estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br