quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Islâmicos Moderados

Um pastor da Flórida deseja queimar o livro Alcorão no dia 11 de setembro e um imã islâmico deseja construir uma mesquita a dois quarteirões do local das Torres Gêmeas que foram derrubadas por radicais islâmicos. Aqueles que odeiam o cristianismo ou os judeus são contra o pastor e a favor da mesquita.

Reinaldo Azevedo, em um post sensacional hoje, mostrou onde está a verdade dessa posição: "Fomos seqüestrados pelo Maomé de Osama Bin Laden!" (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/somos-agora-todos-suditos-dos-radicais-islamicos/#comment-1175616).

Isto é, o Ocidente se preocupa com o que o Islã vai pensar de nós, enquanto muitos países islâmicos não apenas queimam bandeiras ocidentais e bíblias mas também os próprios cristãos, com a condescendência dos governos.

Se eu tivesse que decidir diria não para as duas coisas, gostaria que não queimassem o Alcorão e não permitiria a afronta da mesquita perto das Torres Gêmeas. Aliás, é bom que se diga, e o Reinaldo Azevedo se esqueceu de mencionar, essa minha posição que é idêntica a do Reinaldo, é também a posição dos norte-americanos. Não devemos confundir a posição dos americanos, com a posição do governo dos Estados Unidos. Obama é recorrente em tomar posição contrária a maioria da população. Foi assim no caso da aprovação da reforma da saúde, nos ataques a lei de imigração do estado do Arizona ou quando tentou implementar uma nova lei de energia. Os americanos na sua grande maioria (por volta de 70%) não querem a mesquita. Não conheço nenhuma pesquisa sobre a queima do Alcorão, mas a maioria também seria contra, pois a ação conseguiria agregar adversários conservadores e liberais.

Mudando um pouco de assunto, há duas semanas, o jornal Wall Street Journal, fez uma pergunta a 5 especialistas em islamismo, sobre a existência do chamado Islã Moderado. Será que existe aqueles que sigam o islamismo, mas que não queiram destruir as religiões e o próprio povo do Ocidente?

Recomendo a leitura do artigo, vou apresentar aqui apenas algumas frases dos 5 especialistas. O resumo dos argumentos é que existe um Islã Moderado, mas ele foi derrotado pelo extremismo e são imensas as dificuldades para que os defensores de uma convivência pacífica dominem aqueles que querem uma jihad (guerra santa) contra os cristãos ou judeus.

Quem desejar ler o artigo do Wall Street Journal acesse em: http://online.wsj.com/article/SB10001424052748703369704575461503431290986.html.

Aqui vão algumas frases interessantes dos especialistas:

The tyrants and oppressive regimes that have been the real impediment to peace and progress in the Muslim world must hear our unanimous condemnation. The ball is in our court. (Os tiranos e regimes opressivos que têm sido o impedimento real para a paz e o progresso no mundo muçulmano, eles devem ouvir a condenação unânime (dos islâmicos moderados ao extremismo). A bola está no nosso lado.) - autor: Anwar Ibrahim.

A form of moderation has been a central part of Islam from the very beginning. True, Muslims are nowhere commanded to love their neighbors, as in the Old Testament, still less their enemies, as in the New Testament. But they are commanded to accept diversity, and this commandment was usually obeyed. ( A moderação tem sido um parte central do Islã desde o começo. É verdade, muçulmanos não são guiados pelo amor ao próximo, como no Velho Testamento, muito menos amor aos inimigos, como no Novo Testamento. Mas eles são guiados para aceitar a diversidade, e essa obrigação é geralmente obedecida) - autor: Bernard Lewis.

I am fully Muslim and fully Western. Don't call me moderate—call me a normal Muslim. (Eu sou completamente Muçulmano e completamente Ocidental. Não me chame de moderado, me chame de muçulmano normal) - autor: Ed Husain.

Even in Turkey, where authoritarian secularism has changed the Muslim identity more profoundly than anywhere else in the Old World, a totally secularized Muslim would never call a non-Muslim citizen of the state a Turk. (Mesmo na Turquia, onde o secularismo autoritário tem mudado a identidade muçulmana mais profundamente que em qualquer outro lugar do Velho Mundo, um muçulmano totalmente secularizado nunca chamaria um não-muçulmano de cidadão do estado Turco) - autor: Reuel Marc Gerecht

Moderate Islam must not be passive. It needs to actively reinterpret the violent parts of the religious text rather than simply cherry-picking the peaceful ones.( Islã Moderado não deve ser passivo. Ele precisa ativamente reinterpretar as partes violentas dos textos religiosos e não simplesmente ficar escolhendo partes pacíficas) - autor: Tawfik Hamid.

Gostei bastante e achei muito explicativas todas as frases acima. E, para mim, o preceito "amai os vossos inimigos" faz toda a diferença entre cristãos e muçulmanos.

Nenhum comentário: