sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Modelo Cubano

                                                        Foto da AFP

Fidel declarou ao jornalista Jeffrey Goldberg da revista Atlantic que "“The Cuban model doesn’t really work for us any more.” (O modelo cubano não está realmente mais funcionando para nós).

Eu acho que esse "nós" só tem sentido histórico se se referir a ele e a seu grupo político, pois o povo desde sempre enfrentou tubarões para chegar no lado inimigo (Estados Unidos). Milhares morreram na travessia. Milhares foram presos ou mortos. Muitos atletas aproveitaram qualquer viagem paga pelo estado para fugir.

Muitos esquerdistas ainda mantém uma postura de que a culpa é dos Estados Unidos por manter o embargo econômico. Sempre que ouço isso, eu faço três perguntas: 1) Você sabe qual é o país que mais envia dinheiro para Cuba e que sem esse dinheiro a economia cubana estaria bem mais pobre?; 2) Você sabe qual é o país que mais tem negócio com Cuba, que mais vende produtos para os cubanos?; 3) O embargo econômico proibiu outros países de realizar negócios com Cuba ou só se refere aos Estados Unidos?

Bom, a resposta para as duas primeiras perguntas é "Estados Unidos" e para a terceira é "apenas os Estados Unidos".

Se o Fidel estiver se referindo à estatização da economia cubana que não está mais dando certo, ela nunca deu, e não há registro histórico de que o estado dominando a economia tenha gerado competitividade econômica. A China desde 1992 abandonou a estatização e viu a economia deslanchar. O Vietnã agiu da mesma forma e hoje é inclusive aliado militar norte-americano. Fidel, que está no poder há 50 anos, viu isso tudo passar. Talvez ainda achasse que o modelo fosse um dia triunfar, mesmo com todos os exemplos contra. Se esse foi o caso, o modelo cubano foi visto como se fosse um preceito religioso, defendia-se puranmente por fé, como é o "socialismo bolivariano" de Chávez.

Para mim, quem não percebeu que Cuba é um desastre político e econômico desde pelo menos 1989 é como aquela senhora do filme "Adeus Lênin" que era defensora do socialismo na Alemanha Oriental. Ela fica doente antes da queda do muro de Berlim, quando acorda e vê as pessoas na televisão pulando para o outro lado do muro, seus filhos dizem que na verdade as pessoas estavam pulando para o lado comunista para poder servir ao povo. Eles fazem isso preocupados com a saúde mental dela.

Temos de consultar a saúde mental das pessoas que defendem o modelo cubano.

O capitalismo é o único sistema econômico em que as pessoas não precisam de incenivos seja do estado ou religioso para servir aos outros. Como disse Adam Smith em 1776, a busca por riqueza incentiva a produção de bens e serviços mais baratos para todos, como prova a China todo santo dia.

Nenhum comentário: