sábado, 25 de setembro de 2010

Briga entre Irmãos




Hoje será decidido quem será o novo líder do Partido Trabalhista inglês. A disputa será entre os irmãos Ed Miliband e David Miliband (na foto acima Ed está na direita).

Muitos analistas associam Ed com Gordon Brown, último primeiro ministro trabalhista, e David, com Tony Blair, antecessor também trabalhista. Blair e Brown hoje são desafetos políticos. Recentemente, Blair lançou uma autobiografia em que ataca Brown, apesar da longa amizade dos dois e do convívio durante o inteiro período de governo Blair.

Os dois levaram o país a quase falência com as suas políticas de expansão do governo. A atual coalizão esdrúxula entre conservadores e liberais (extrema esquerda inglesa), que está no poder, está de forma vacilante tentando reduzir as várias agências governamentais criadas pelos dois e procurando cortar as despesas em geral.

O The Telegraph, no entanto, diz que os irmãos candidatos do Partido Trabalhista ainda estão tentando refazer a história e não admitem a falência do modelo Blair/Brown.

As perspectivas políticas na Inglaterra realmente não são boas. Os trabalhistas insistem no modelo equivocado e o atual governo é uma anomalia política. Ninguém se entende em termos de qual modelo econômico adotar, além da necessidade de reduzir as despesas minimamente. Basta ver o secretário de comércio Vince Cable (indicação dos liberais) que resolveu atacar banqueiros e empresários, usando aquela linguagem usada no Brasil pelo PSTU,  dentro de um governo que procura reforçar a capacidade da economia inglesa, sinalizando redução de impostos. O restante do governo tenta se afastar das declarações dele.

A população não distingue mais quem é de direita e quem é de esquerda. Isso não é bom nem para a política nem para a economia.

No Brasil, diferentemente da Inglaterra, pelo menos até agora, nós temos decidido que o modelo econômico não é o do Vince Cable. Mas temos uma tendência de adotar um modelo econômico a lá Blair/Brown, com muitos ministérios, muitas agências governamentais e muito presença do governo na economia.

Na política, a gente há muito convive com a não distinção entre direita e esquerda, todos parecem ser de um mesmo partido de esquerda. Acho que todos os partidos brasileiros poderiam ser considerados Partidos Trabalhistas do tipo inglês. Nós não temos um Partido Republicano, como nos Estados Unidos.

A Inglaterra costumava ter, mas o atual primeiro ministro, David Cameron, não passa de um Tony Blair que quer reduzir um pouco os gastos.

PS: Por uma pequeníssima margem, Ed Miliband acabou ganhando. Sinalizando um partido mais esquerdista ainda, no viés deixado por Gordon Brown, que foi um desastre como primeiro ministro. Ed é conhecido como "Red Ed" por ser mais marxista que o irmão mais velho, David. O pai dos dois, Ralph Miliband, era um intelectual marxista. A força da vitória de Ed veio dos sindicatos, ele não ganhou entre os parlamentares trabalhistas.

Nenhum comentário: