quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Melhor Resultado em 70 anos, Mas...

Apesar das previsões em contrário, que eu mesmo expus aqui em vários posts, a bolsa Dow Jones de Nova York deve fechar setembro com o melhor resultado em 70 anos. Subiu 8,2%. O resultado é muito bom, mas não animou muito os investidores, não. As perspectivas para outubro são vacilantes. O  dólar continua perdendo valor, queda de 4,3% em Setembro, e o ouro atingiu preços recordes em setembro, sinal que os investidores não confiam no futuro da economia.

Os pacotes de estímulos do governo e o chamado "quantitative easing" (juros baixos, aumento da base monetária) do banco central americano não têm funcionado.

Hoje, Dan Henninger do Wall Street Journal fala sobre os resultados econômicos e sobre as perspectivas políticas. Geralmente, ler um texto que combine as duas coisas é muito mais interessante e mais próximo da realidade do que os relatos de mercado. Mas quem quiser um simples relato de mercado leia em http://www.cnbc.com/id/39430155

Henninger argumenta que o modelo keynesiano (gastos públicos para incentivar a economia) não vai funcionar, mas que os republicanos da oposição não devem focar apenas no controle de gastos para vencer as eleições. O foco deve ser crescimento econômico. É isso que o povo desejar ouvir e ver executado. É a velha tática da "é a economia, estúpido".

Realmente, o crescimento econômico tem um efeito devastador sobre a política, o povo e o mercado não olham as cores do gato, se o gato oferece crescimento econômico. A China sabe muito bem disso.

No entanto, não é apenas o crescimento econômico que é fator primordial para o desenvolvimento de um país. Nem acho que seja o mais importante. Para mim, o estado de direito é bem mais firme como alicerce de uma nação. Muitos ditadores providenciaram crescimento econômico ao povo junto com a destruição institucional, por vezes, completa. Exemplo clássico: Hitler.

Nenhum comentário: