terça-feira, 14 de setembro de 2010

Corrida Armamentista no Oriente Médio


Em meio às negociações de paz entre o Fatah e Israel, à ameaça de bomba nuclear iraniana, à saída de tropas do Iraque e ao interminável conflito no Afeganistão, os Estados Unidos anunciaram hoje uma grande venda no valor 30 bilhões de dólares de jatos F-15 e helicópteros Apache, Black Hawks e Little Birds para a Arábia Saudita.

A venda pode ajudar a diminuir a taxa de desemprego nos Estados Unidos e, assim, colaborar com os democratas (partido de Obama) na próxima eleição de novembro,  mas também pode acelerar a corrida armamentista no Oriente Médio.

Para evitar preocupações de Israel e possível lobby israelita no Congresso, a venda não inclui equipamentos como sistemas de armas de longo alcance, para manter a superioridade de Israel na região.

Bom, Israel realmente deve se preocupar, é cercado de inimigos e a Turquia está se tornando uma fonte de preocupação, mas os Estados Unidos quer reforçar os armamentos dos países islâmicos considerados moderados, como a Arábia Saudita e os Emirados Arábes, que também devem se reforçar militarmente comprando armas dos americanos. Além de Israel, esses dois países árabes não querem nem ouvir falar em um Irã nuclear. Qualquer país sério também não.

Nenhum comentário: