sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Papa na Inglaterra e São Bento




Não gosto da BBC. Acho que o canal é ótimo em documentários sobre a natureza, aparentemente tem os melhores equipamentos e os usa muito bem para realizar esses documentários. Mas considero que a BBC é muito esquerdista em suas abordagens políticas e econômicas. No entanto, o canal apresentou um ótimo programa sobre o Papa, chamado Trials of a Pope.

O documentarista, Mark Dowd, inclusive, escreveu um excelente artigo no maior jornal inglês católico, Catholic Herald, chamado "How I Changed My Mind About the Pope" (Como eu Mudei Meu Pensamento Sobre o Papa). Para quem desejar ler, acesse: http://www.catholicherald.co.uk/features/2010/09/10/how-i-changed-my-mind-about-the-pope/

No artigo e no documentário, Dowd mostrou que a preocupação do Papa com a liturgia da Igreja sempre esteve presente com ele, mesmo antes de ingressar no sacerdócio.


Ao sair do campo de prisioneiros de guerra na Segunda Guerra Mundial, depois de andar por mais de 100 km, Joseph Ratzinger encontrou a igreja de sua cidade celebrando o Sagrado Coração. Ele sabia que sua mâe e sua irmã estavam na igreja naquele momento, e estava sedendo para reencontrá-las, mas não entrou na igreja para não perturbar a liturgia.

Mas importante, o documentário mostra a extrema formação intelectual do Papa, que é membro de várias academias científicas da Europa e detentor de vários doutorados honoríficos. O Papa é capaz de discutir qualquer assunto com qualquer filósofo, como já vez várias vezes. Quem já leu qualquer um dos livros de Bento XVI sabe da sua mente aberta e da sua forte defesa do cristianismo em qualquer esfera intellectual.

O documentário, claro, também discute a atitude do papa frente ao homossexualismo e aos abusos da Igreja. E destrói muitos mitos de que ele estaria acobertando esses abusos.

O que me assusta, muitas vezes, é o desconhecimento da biografia de Ratzinger mesmo por parte dos padres, seja no Brasil ou na Inglaterra. Eu mesmo já cheguei a emprestar o livro Jesus de Nazaré do Papa para um padre brasileiro que dizia que não entendia esse papa e que gostava mais do João Paulo II.

Para entendê-lo, sugiro começar pelo nome que ele escolheu: Bento. 


São Bento de Núrsia é o padroeiro da Europa, os seus mosteiros foram os grandes responsáveis pela manutenção da cultura Latina e grega na Europa com as invasões bárbaras na Idade Média e pela evangelização da região. São Bento era também preocupado com o comportamento dos membros da Igreja, estabeleceu a Regra de São Bento para os mosteiros. 

Em qualquer discurso,  o Papa mostra preocupação com a manutenção da herança cristã na Europa e no mundo e é extremamente preocupado com o comportamento dos sacerdotes, neste mundo da internet.

Acima, mostro a medalha de São Bento.

São Bento sofreu tentações de satanás, por isso sua medalha procura afastar as investidas do demônio. Aqui vai uma explicação para as iniciais:

  Na frente da medalha:
"Ejus in obitu nostro praesentia muniamur" = Sejamos protegidos pela sua presença na hora de nossa morte.
 No verso:
CSPB = Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento)
CSSML = Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada Seja a Minha Luz)
NDSMD = Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o demônio o meu guia)
VRS = Vade retro, satana! (Para trás, satanás!)
NSMV = Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca seduzas minha alma)
SMQL = Sunt Mala Quae Libas (São coisas más que brindas)
IVB = Ipse Venena Bibas (Bebas do mesmo veneno)


Nenhum comentário: