sexta-feira, 29 de julho de 2011

Guarda Revolucionária do IRÃ na OPEP e Conferência entre Grupos Terroristas

-


O jornal The Guardian anunciou ontem que o presidente do Irã mandou para a aprovação do Congresso o nome de Rostam Ghasemi (foto) para Ministro do Petróleo. Caso ocorra a aprovação, isso vai representar que um lider da Guarda Revoluionária do Irã chegará ao poder da maior organização de produtores de petróleo do mundo, a OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo), pois o Irã pela primeiva vez desde a Revolução de 1979 tem o direito de indicar o presidente da OPEP.

Ghasemi é chefe de um braço da Guarda Revolucionária, chamado Khatam al-Anbia,  que faz contratos para produzir petróleo com o governo do Irã. Ele foi condenado a sofrer sanções internacionais por suas ligações com o terrorismo. Assim como o Ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, que a Argentina considera como um dos terroristas que atacaram a Associação Israelita Argentina (AMIA) em 1994, matando 85 pessoas.

O poder militar, econômico e político da Guarda Revolucionária (símbolo abaixo) não para de crescer no Irã. Internacionalmente, ela tem inclusive um braço, chamado Força Quds, para levar a causa islâmica, apoiando e  incentivando radicais no mundo, que está cada vez mais presente no Iraque, por exemplo.




Muitos países dependem do fornecimento de petróleo de países da OPEP, como os Estados Unidos. A presença de um membro da Guarda Revolucionária não trará boas notícias para a economia americana já com bastantes problemas.

Sem falar que o Irã persegue a construção de sua bomba nuclear, projeto que também conta com a presença e o apoio da Guarda Revolucionária.

Outra notícia desafiadora, foi uma Conferência de dois dias feita no Egito que reuniu Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Al Aqsa e Irmandade Muçulmana. A idéia da Conferência é incentivar a cooperação entre os participantes. A idéia é fazer "resistência". O que pode ser entendido por fazer mais terrorismo.

O participante do Hamas declarou que o conflito contra Israel vai continuar até o completo desaparecimento de Israel.

Será que a CIA enviou representante para a Conferência?


(agradeço as duas notícias ao blog Weasel Zippers)

Nenhum comentário: