A foto acima mostra o primeiro-ministro do Egito, Hisham Kandil, beijando um menino morto de 4 anos na Faixa de Gaza para mostrar solidariedade ao povo palestino. A foto circulou e circula pelo mundo. Acontece que a criança não foi atingida por mísseis israelenses e sim pelos próprios palestinos. É o que conta o jornal inglês The Telegraph, confirmado pelos próprios palestinos.
Na ocasião, o primeiro-ministro do Egito que tirou o menino da ambulância disse:
"The boy, the martyr, whose blood is still on my hands and clothes, is something that we cannot keep silent about," (O menino, o martir, cujo sangue ainda está nas minhas mãos e roupas, é algo que nós não podemos silenciar).
Agora, vejam abaixo dois vídeos. O primeiro é a reportagem da CNN sobre o que acontece na Faixa de Gaza. Ele mostra um homem de jaqueta marrom sendo carregado. Mas depois foi descoberto com as imagens da própria CNN que o homem não tinha nada, ele continuou circulando após ser carregado, é o que mostra o segundo vídeo,
Ontem, eu li no Jornal O Globo que a presidente Dilma, a pedido do mesmo Egito, resolveu ligar para a ONU para pedir uma solução para o conflito de Gaza e pode até se posicionar como mediadora.
Bom, para começar eu não consigo lembrar de nenhuma solução da ONU para o conflito na Palestina. Mas eu achei interessante o último parágrafo do texto do O Globo. Diz o site do jornal:
"Nos bastidores, o Egito — o único da região, junto com Jordânia, a ter tratado de paz com Israel — quer evitar a qualquer custo uma escalada no conflito entre palestinos e israelenses."
Fiquei pensando: "nos bastidores?", como o jornal sabe disso, se há até lançamento de mísseis contra Israel saindo do Egito? E o primeiro-ministro está até com sangue palestino nas mãos?
Em suma, eu não estou dizendo que qualquer lado do conflito seja perfeito. O que eu digo é o que eu falo para meus alunos: "não confiem em jornais, nem mesmo em imagens, façam suas próprias pesquisas, pois tantos os jornais como as supostas vítimas e algozes fazem propaganda."
(Agradeço a informação do Telegraph e as imagens da CNN ao site Weasel Zippers)
Nenhum comentário:
Postar um comentário