segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cristo esteve na Síria e até nomeou o Papa lá

O Papa Francisco delegou que os cristãos devem rezar e jejuar pela Síria. Em tempos de guerra que devasta a Síria, é relevante saber que Cristo andou muito por lá. O teólogo Taylor Marshall nos lembra hoje que Cristo andou por terras sírias e até nomeou São Pedro líder da Igreja quando esteve lá. São Paulo também converteu muitos na Síria.

Aliás, só para lembrar: as terras muçulmanas de hoje eram cristãs antes de Maomé (Egito, Síria, Turquia, Argélia, Arábia Saudita...). São João no Apocalipse fala de sete igrejas cristãs que seriam destruídas. Todas eram na Turquia de hoje. Santo Agostinho, que viveu 300 anos antes de Maomé, foi bispo de Hipona na Argélia de hoje.

Talylor mencionou diversas passagens do Novo Testamento que fala da Síria, como 1) Mateus 4:24: "Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos." ou 2) Atos 15,23: "Por seu intermédio enviaram a seguinte carta: "Os apóstolos e os anciãos aos irmãos de origem pagã, em Antioquia, na Síria e Cilícia, saúde!"

Cristo nomeou São Pedro o líder da Igrea, quando estava em Cesaréia de Filipe que fica na Montanhas de Golã que já foram terras sírias e hoje está em disputa com Israel.

Está escrito em Mateus 16: 13-18.


13. Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14. Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16. Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Taylor também lembra que Cesaréia de Filipe é significativa teologicamente para determinar Pedro como líder da Igreja, pois a cidade foi construída para adorar César, o deus dos homens, imperador de Roma. Cristo, ao contrário, fez de lá o lugar que nomeou Pedro, que deveria levar os homens ao verdadeiro Deus.

Sensacional a argumentação de Taylor.

Rezemos pela Síria e por todos os cristãos perseguidos em terras muçulmanas.

Nenhum comentário: