quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O "Exército Invisível" Muçulmano na América Latina




Meu primeiro texto sobre terrorismo é sobre o que ocorre na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguay (foi publicado no livro Global Security). Também já falei aqui no blog das suspeitas sobre treinamento terrorista na Ilha Margarita na Venezuela. Além disso, mencionei no blog o relatório do promotor argentino Alberto Nismam que investiga o envolvimento do Irã no atentado terrorista a Associação Mútua Israelita Argentina (AMIA) em 1994.

Ontem, eu li no site The Blaze que o Irã está recrutando o que se chama de "exército invisível " de simpatizantes revolucionários na América Latina para se infiltrar nos EUA através da "soft belly" (barriga mole), fronteira com o México. Os iranianos usam até um site em espanhol para fazer o ensinamento revolucionário muçulmano. É o site Islam Oriente que ensina o pensamento muçulmano revolucionário e anti-americanismo em espanhol.

Para o The Blaze, Jim Phillips, especialista em assuntos iranianos, argumenta que o foco do Irã em convertidos hispânicos é uma nova evolução nas operações de iranianas na América Latina. Ele diz: "historicamente, o Irã tentou recrutar agentes a partir de libaneses na América do Sul e na África Ocidental. Esta ênfase em convertidos hispânicos é algo novo. No passado, a inteligência dos EUA focou no relacionamento do Irã com Hezbollah (presente na América Latina) mas agora com as pessoas comuns que eles estão recrutando, ficará bem mais difícil avaliar quem está se infiltrando os EUA ".

O site The Blaze tentou descobrir quem era o dono do site Islam Oriente, mas o site está protegido por uma empresa privada baseada fora de os EUA. Quando o The Blaze ligou para o número disponível no website, veio uma gravação de voz a partir de um número de telefone em Queensland, Austrália, que diz que o website é protegido pela privacyprotect.org .

De acordo com o Pesquisa Middle East Media (MEMRI),  privacyprotect.org é uma entre muitos empresas norte-americanas que são usadas ​​pela Al Qaeda e outros grupos para esconder suas informações.


Nenhum comentário: